Justiça

Justiça é um conceito complexo, atravessado por diversos aspectos. Quando pensamos em justiça, devemos levar em consideração aspectos culturais, sociais, éticos e morais. Porém, quando nos referimos à justiça divina, falamos de algo maior.

Primeiramente precisamos saber de qual justiça estamos falando: a dos escribas e fariseus ou a justiça do Reino de Deus? Segundo o dicionário, justiça significa o respeito à igualdade de todos os seres humanos, principio básico que mantém a ordem social.

No entanto, no entendimento bíblico podemos ir além. Este é um atributo divino que foi compartilhado na criação e que faz parte de nossa imagem e semelhança com Deus. Com o pecado essa virtude foi manchada.

Biblicamente podemos entender a justiça como um padrão moral através do qual a conduta humana é avaliada, oportunizando a cada um a exata retribuição de suas ações. Na justiça o ser humano tem a medida adequada entre o que faz e o que recebe, como podemos ver no

Antigo Testamento “olho por olho e dente por dente”. Porém, esse é o padrão de justiça dos escribas e fariseus.

A justiça de Deus ultrapassa a dos fariseus e desta forma, quanto mais o individuo se aproxima de Deus, mais ele se aproxima do padrão de justiça divina, onde aquele que tem o poder para julgar se esforça para tornar justo o pecador e não para dar a sua justa retribuição, que seria a morte eterna.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Rm 3.24

Assim, o padrão da justiça de Deus não se manifesta somente no aspecto moral, que retribui a cada um, segundo aquilo que fez, mas sim como um dom gracioso que proporciona justiça àqueles que não merecem.

Portanto, aproximemo-nos de Deus para que não vivamos a justiça dos escribas e fariseus, que usam o padrão moral estabelecido por Deus para condenar. Essa “justiça” não passa de “trapos de imundícia”. Que busquemos o padrão superior de justiça, onde aquele que é indigno de ser chamado justo alcança sua justificação quando PROCURA SE AJUSTAR às verdades da Palavra.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV