Adaptação escolar: da estabilidade do lar para os desafios do mundo

A adaptação escolar é o primeiro grande desafio social para nossos filhos fora do lar, pois junto com os novos colegas e professores aprenderão com as suas diferenças e semelhanças.A despedida e a separação dos pais nesse período geram sensações ambíguas como a felicidade pelo novo e o desconforto emocional, pois passam da estabilidade familiar para uma relação que precisa ser construída coletivamente.


Essa fase é difícil também para as mães, que em muitos casos necessitam deixar os seus bebes para retornar ao trabalho. Mas saiba que o desligamento gradual desse vínculo mãe-bebe, mesmo que preocupante e dolorido para ambos, é essencial para que os filhos cresçam com estruturas emocionais saudáveis para seu desenvolvimento.


O conhecimento prévio das rotinas e dos profissionais que atuarão com seus filhos é importante para que, seguros dessa escolha, possam transmitir esse sentimento. A insegurança dos pais, mesmo que não verbalizada, muito provavelmente gerará a ansiedade e o estresse nos filhos: será que meus pais gostaram desse professor? Por que meus pais me deixaram aqui? Eles voltarão para me buscar?


O diálogo com os filhos, mesmo que muito pequenos, a respeito do que irão encontrar na escola é fundamental, pois eles precisam saber que as mudanças, os medos e o friozinho na barriga são comuns não somente a eles, mas aos pais, aumentando ainda mais a relação de confiança familiar.


Existem casos em que a adaptação, além do choro da despedida, poderá apresentar alterações orgânicas como febre, dores abdominais, insônia, entre outras. Fique atento e estabeleça nesses casos um bom vínculo com os profissionais da escola, para que juntos, filhos, pais e professores possam passar por esta fase com tranquilidade.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV