Repetições de padrões - ensinar o caminho é andar no caminho

Nossa formação como seres humanos é fortemente construída em nossa infância e pré-adolescência. Claro que cada fase da vida nos traz aprendizagens, mas a maioria delas se forma quando somos crianças, no âmbito familiar. Isso faz parte do processo de desenvolvimento de cada um como pessoa, formando quem somos é e nossas escolhas.


É, principalmente, na família, no período de 0 a 12 anos, que construímos grande parte de nossos padrões de comportamento, padrões emocionais, morais e hábitos, que influenciam nossas vidas. Isso gera em nós crenças, que nos conduzem a fazer boas ou más escolhas, ser adultos confiantes ou inseguros, que sabem lidar ou não com as adversidades. A família tem papel primordial, fundamental, de maior peso e responsabilidade nesses processos de aprendizagem, e de geração de crenças e padrões.


Todos nós temos mais de 86 bilhões de neurônios ligados em mais de 100 mil conexões sinápticas. Esses neurônios são responsáveis por transmitir impulsos nervosos de neurônio para neurônio, formando e estabelecendo conexões. Essas conexões neurais formam uma aprendizagem adquirida pelo que se ouve, vê, sente ou por repetição.


Na criança, essas conexões são muito mais rápidas, formando nela verdades e padrões para vida adulta. Em provérbios 22.6 diz: ‘‘Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele’’.


A família é a principal responsável por ensinar o caminho certo, proporcionar a ela um ambiente favorável onde o que ela vê, ouve e sente traga a ela aprendizados bons. Mas o principal disso tudo, é que não basta só informar a criança sobre como andar no caminho certo. Para ensinar o caminho é preciso estar no caminho.


O verdadeiro ensino é aquele que é visto, ouvido e praticado por aqueles que estão ensinando, o tão chamado “ser exemplo”. A frase tão conhecida ‘‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço (James Farrel)’’, não funciona. Para ter filhos exemplares é preciso ser um pai ou uma mãe exemplar. A referência principal vai ser o que os pais fazem e não o que dizem. A melhor sala de aula é a sua casa, e seu melhor ensino é a sua vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV