Cuidar é viver

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que, até 2025, o planeta tenha 1.2 bilhões de idosos. Em aproximadamente dez anos, o Brasil será o sexto país no mundo em número de pessoas acima dos 60 anos.


Tão importante quanto viver mais é viver bem. Cuidar da saúde proporciona, além da longevidade, uma vida com mais qualidade.


Confira abaixo um checklist com 5 temas essenciais sobre a saúde dos idosos que devemos prestar atenção:

  1. Combate ao câncer: O câncer pode ocorrer em qualquer idade, mas sua incidência é maior em pessoas mais idosas. Dentre os mais comuns nessa faixa etária estão o câncer de mama (em mulheres), câncer de próstata (homens), câncer de pele, câncer de cólon e reto. Portanto, é necessário fazer exames de rotina para a manutenção da boa saúde. Os cânceres, se detectados bem no início, têm grandes chances de cura.

  2. Saúde emocional: Na terceira idade, infelizmente muitas pessoas começam a apresentar problemas de saúde, e a saúde emocional é um fator que não pode ser deixado de lado. É muito comum que nesta fase as pessoas deixem seus trabalhos ou atividades principais que antes preenchiam a maior parte de sua rotina diária. É essencial, portanto, pensar em atividades e terapias ocupacionais principalmente para pessoas que não têm muito contato com familiares e entes próximos. Manter a motivação, vontade de viver é imprescindível para evitar problemas como a depressão e outras condições.

  3. Alimentação balanceada: Manter uma alimentação equilibrada, com fibras, nutrientes e poucas gorduras saturadas é essencial. Com mais propensão a desenvolver doenças, é muito importante manter o corpo com energia, sem elevar as taxas de colesterol LDL e pressão.

  4. Exercícios físicos: Atividades em grupo podem ser muito benéficas para o idoso, pois ajuda a melhorar seu condicionamento físico e bem-estar, além de influenciar na motivação pessoal e disciplina do indivíduo. Os exercícios devem ser previamente indicados e aprovados pelo cardiologista.

  5. Visitas periódicas ao médico: É muito importante que, mesmo se sentindo saudáveis, as pessoas na terceira idade passem em consultas anuais com um médico geriatra ou clínico geral.

Fonte www.nipomed.co/conteudos-educativos. | Equipe Ministério Capelania MBCV


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV