Megatendências e o impacto na gestão empresarial

Ter uma ampla visão dos negócios não é fácil. Com as tendências e tecnologias em prol de uma administração mais eficiente, vieram os reveses de como manter atualizado um plano de gestão. Uma questão que deve ser motivo de atualizações constantes é a capacidade da organização, em se adaptar às mudanças, na medida em que elas vão acontecendo no mundo dos negócios.


Forças externas ocasionam mudanças nos rumos das atividades, negócios e ações. Estas são as megatendências, e é claro que estas forças influenciam diretamente nas perspectivas futuras, em termos de economia e gestão.


A seguir as principais megatendências que impactam diretamente a vida e a sobrevivência das empresas, e em diferentes ocasiões, que podem determinar a reformulação da Estratégia Organizacional.


  • Crescimento da população nas áreas urbanas das cidades

  • Avanço tecnológico

  • Recursos limitados

  • Mudanças climáticas e no meio ambiente

  • Aumento da população mundial


Mas como lidar com tantas mudanças? Se você conhece as megatendências, metade do caminho pode estar assegurado. No entanto, ainda falta identificar as melhores formas possíveis de como lidar com essas forças externas no planejamento empresarial. Muitas vezes, uma solução não basta, é preciso contar com um conjunto de ações para que os resultados sejam efetivos.


No que se refere aos focos principais que demandam mais atenção dos gestores, estão em manter um bom relacionamento com os stakeholders (parceiros da empresa como clientes, bancos, fornecedores, entre outros), buscar o desenvolvimento da cultura empresarial voltada à inovação, estar constantemente revisando o plano estratégico e os objetivos a serem alcançados e potencializar os planos de ação visando mais agilidade de processos.


Tendo em vista todos estes fatores, e sabendo alinhá-los com o planejamento empresarial, a organização poderá enfrentar de maneira eficiente as diferentes situações apresentadas pelo ambiente externo. Desta forma, todo o Gestor deve levar em consideração as megatendências e o seu impacto nos negócios, afim de evitar que perca o melhor momento de aproveitar oportunidades de negócios e fazer mudanças para conquistar resultados esperados.


*Luciano é Diretor Executivo - Union Distillery Maltwhisky do Brasil Ltda.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV