Medo do fracasso?
O medo do fracasso sempre aterrorizou boa parte da população, e arrebatou os sonhos e propósitos de vida de muitas pessoas. O ser humano aprendeu, erroneamente, a vincular um profundo sentimento de impotência, fraqueza, derrota, ignorância, decadência financeira aos episódios de fracasso. Pergunta: até quando?
Hoje iremos dissecar esse assunto, e trazer uma visão bem prática para você superar desafios, e levar seus projetos adiante. Vamos começar pelo medo, afinal de contas o que é o medo?
O medo, assim como qualquer outra emoção considerada limitante, não passa de um sinal para ação. Como assim, sinal para ação? O medo é um sinal emocional que transporta a mensagem de que algo está para acontecer, e você precisa se preparar melhor para enfrentar.
E o fracasso, o que é? No coaching, a palavra fracasso foi banida do vocabulário, sendo substituída pela palavra resposta. Quando empreendemos algo e os resultados não acontecem, estamos recebendo uma resposta do ambiente que está indicando que precisamos operar correções na nossa abordagem, para obter o que desejamos.
Traduzindo e conjugando essa nova visão, no que resulta? Resulta que a emoção do medo, carregada de intensão positiva, está sinalizando que há uma necessidade de se preparar melhor para lidar com as respostas que o mercado está apresentando perante as ações, estratégias e objetivos que estamos produzindo.
Agora pense: será que a apreensão que domina a pessoa é ocasionada pela antecipação de um possível fracasso, ou é gerada por uma dor que é vinculada à necessidade de ter que evoluir sistematicamente, para suceder nos negócios? Qual é o verdadeiro medo aí?
Se você sente dificuldade em lidar com mudanças, ajustes de regras, criar novos direcionamentos, aceitar ajuda de profissionais especializados, estará propenso a temer o fracasso. Se você pesquisar a história dos homens mais bem-sucedidos do mundo, descobrirá que eles enfrentaram muitos "fracassos" e produziram inumeráveis mudanças até atingirem o topo. Encarre a emoção do medo como uma treinadora, e descubra o que as respostas do mercado estão querendo sinalizar para você, aprenda a gostar da mudança e prepare-se para alcançar o sucesso!

Tags: