Alma

De acordo com o dicionário a alma é a parte imaterial, por oposição ao corpo que é material. Nela está localizada as qualidades morais, boas ou más, a consciência, caráter, sentimentos.

De acordo com a Bíblia podemos perceber um desenvolvimento do conceito da alma. No Antigo Testamento se refere ao principio da vida, parte que, quando é retirada do corpo, o ser humano se torna inerte. Já no Novo Testamento é a parte, juntamente com o espírito, que são imortais, podem ser salvas ou enviadas para o castigo eterno após a morte do corpo.


A distinção de alma e espírito, embora ambas sejam imateriais, se dá pelas suas atribuições. Enquanto o espírito se ocupa da parte imaterial que se relaciona com as realidades espirituais, a alma se ocupa da parte imaterial que se relaciona com as realidades físicas.


Desta forma, a alma é atribuída biblicamente ao intelecto, vontades, sentimentos. Embora a alma seja invisível ela se manifesta e pode ser percebida através das manifestações do corpo. Assim como uma enfermidade que não tem causa patológica, mas emocional, não se encontra a causa física, mas nota-se a sua manifestação no corpo.


Assim também a alma apesar de não ser visível suas atribuições são perceptíveis, enquanto ela esta presente, quando uma pessoa esta triste, as lagrimas são a manifestação do corpo ao estado da alma, quando alguém esta feliz sorri e da mesma forma manifesta suas distinções. Portanto, a alma é um campo de batalha, quando ela é dominada por um espírito, governado pelo Espírito de Deus, se tornam em manifestações intelectuais, sentimentais ou de vontades que, quando manifestadas através do corpo, não causam prejuízo para o individuo em si ou para o seu próximo, são equilibradas e saudáveis.


Porém, quando este campo é dominado pelo pecado as manifestações do corpo se tornam desequilibradas e produzem prejuízos tanto para o individuo como para aqueles que estão ao seu redor. É o que a Bíblia chama de “atitudes carnais”, pois a alma está sendo direcionada pelas realidades físicas e não pelas espirituais.


Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” - Gl 5.16-17



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV