No ritmo da educação - a musicalização da criança na escola

Quando se trata de procedimentos e da metodologia aplicada em sala de aula pelo professor de educação infantil, logo se vem à mente a questão do lúdico, do brinquedo, tudo permeado pela musicalidade. Inserida no contexto educacional, a música é capaz de despertar emoções, sensações, prazer e bem estar, e está presente na vida do ser humano em diversas situações.


A música nas instituições educacionais vem atendendo, ao longo da história, a vários objetivos, tais como: formação de hábitos e comportamentos; festividades; datas comemorativas; memorização de conteúdos traduzidos em canções. Isso reforça o aspecto mecânico, estereotipado da imitação, não deixando espaço para as atividades de crianças ligadas à percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas nos sons.


A música acaba sendo tratada como um produto pronto, e não como uma linguagem, um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças nas diferentes idades. O processo de interação da criança com a música é algo natural, que já está intimamente ligado a questões comportamentais.


O corpo estabelece ligação com os sons, caracterizando diversos gestos sonoros que resultam em movimentos corporais específicos para cada som que ele escuta. Esta passagem do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil- RCNEI, só confirma que a música é uma forma de desenvolvimento saudável, capaz de atingir pontos que, só com a introdução de disciplinas no contexto escolar, não são encontradas.


A música é uma forma de conhecimento que possibilita modos de percepção e expressão únicas, e não pode ser substituída por outra forma de conhecimento. Além disso, a música é estimuladora das habilidades, que juntamente trabalhadas a jogos e brincadeiras, são fundamentais no desenvolvimento da criança, interferindo em seu contexto social, como também, no seu comportamento.


A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelecem desde cedo. O processo de musicalização é importante na vida da criança, pois permite o desenvolvimento de habilidades, psicomotoras, cognitivas, e em especial nas sociais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV