Presente, um pai muda tudo!

Inicio essa reflexão dizendo que precisamos nos deslumbrar com a criança que está conosco! Falo não apenas dos nossos filhos, alunos, amigos, mas também da criança em nosso interior!

Pais presentes formam sucessores, não herdeiros! Por vezes, estamos ocupados demais, os dias passam rápidos demais, e nos questionamos: será que não temos tempo?


Essas, na verdade, podem ser desculpas para quem ainda não assimilou e compreendeu o verdadeiro papel de um pai. Li vários autores que estudaram e se aprofundaram na aquisição do conhecimento, acerca da diferença que faz para a criança, um pai que está perto. Digno de passagem, vale dizer que uma das mais importantes influências na formação da personalidade da criança (seja ela positiva ou negativa) se dá pela figura do pai.


Sempre que tenho a oportunidade de falar sobre temas como este, considero indispensável reafirmar o que diz na palavra de Deus: “...e os Teus olhos me viram a substância ainda informe e no teu livro foram escritos todos os meus dias cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.” - Sl 139.16.


Os pais contribuem, e muito, para formação da conduta e a maneira de ver a vida, dos seus filhos. Desde a concepção no ventre materno, surge a necessidade de que o pai estabeleça vínculos afetivos com a criança. Para ser pai, você precisa ter tempo?


NÃO!!! QUERO TE DIZER QUE VOCÊ É PAI EM TODO TEMPO!

O futuro sucesso na vida do seu filho está na base, diretamente ligado às relações que você estabelece com ele. Talvez seu filho não esteja tão interessado no tempo em que você não está com ele, ainda que a motivação seja nobre. Por vezes, corremos o risco de perder o que mais importa. Trabalhar é muito importante, mas se não investirmos na família, correremos o risco de perder o sentido naquilo que adquirimos.


Pai, o seu filho quer e precisa do seu abraço, que olhe nos seus olhos e diga que ele vai conseguir. Ele precisa que diga “não”, quando for preciso, que brinque, que converse, nem que seja por alguns minutos.


Muitas vezes, os filhos estão implorando a atenção dos pais, e por não tê-la, procuram outras formas de serem vistos, ouvidos, atendidos. Grande parcela dos problemas emocionais das crianças e adolescentes de hoje, é a ausência dos pais.


Muitos dos nossos sonhos, às vezes consumistas, não chegam a se concretizar, se a família estiver LONGE, desestruturada. Todas áreas das nossas vidas precisam andar juntas, em equilíbrio.


Um tempo de qualidade com seu filho mudará a vida dele. Estar presente não se resume a estar perto, mas fala do interesse que o pai direciona para o filho. A qualidade do tempo demonstra para a criança o valor que ela tem.


A primeira referência que a criança tem sobre quem é Deus, é estruturada através da figura do pai. Essas colocações, acerca deste tema, são um leque para futuras abordagens e possibilidades. Mas, neste contexto, podemos dizer os filhos estão observando e copiando nossas ações, não apenas o que dizemos.


Quando percebemos que estamos falhando nessa tarefa, o que podemos fazer? É tempo de se conhecer e mudar! Com a graça e sabedoria dada por Deus aos homens, podemos nos tornar agentes de transformação na vida dos nossos filhos.


PAI, cada palavra soa com peso na vida dos filhos! As nossas atitudes, enquanto pais geram um espelhamento em nossos filhos, e o exemplo que damos formará boas ou más referências, que eles levarão para a vida. A responsabilidade gerada pela paternidade não pode ser transferida.

Devido aos maus exemplos, muitos filhos têm se tornado indiferentes ou hipersensíveis. Mas os bons exemplos dos pais levam os filhos a se tornarem seguros, confiantes, e com bons hábitos.


O que você tem dito sobre seu filho? Que palavras tem usado para corrigir? Quais são suas ações?


A correção é boa e importante, mas deve ser feita com entendimento, para aproximar o filho do que é bom e gerar segurança, limites e encorajamento. Terceirizar a educação dos filhos pode não ser eficaz. Portanto, não cobre dos outros, aquele que é o seu papel!


Deus oferta todos os dias um tempo para ser bem aproveitado com seus filhos. Deus ama a todos e oportuniza a todos, através do conhecimento das Escrituras Sagradas, uma maneira sábia de viver a vida.


Você pode recomeçar e fortalecer seu relacionamento com seus filhos. Ouça o que eles lhe dizem, esteja verdadeiramente presente, e seja uma referência para o que você deseja que eles sejam.


O MBCV, por meio do Ministério da Família, está a sua disposição. Sempre há esperança para quem deseja mudar de vida. Conte conosco!


*Viviane é Pedagoga, Psicopedagoga institucional e clínica. É líder, juntamente com seu esposo Adilson, do ministério da família no MBCV Sede.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV