A Solidão da Liderança

Assumir o papel na liderança é um momento que requer reflexão, e devemos estar preparados para suas consequências. Invariavelmente, com os caminhos que optamos por seguir, perdemos colegas, liderados e seguidores. E com isso, perdemos boa parte dos nossos interlocutores.


Um líder precisa saber decidir. As melhores decisões são baseadas em fatos, dados, ideias relevantes e coletivas. Porém, ao decidirmos encontraremos apoiadores e divergentes. Lembre-se que um dos princípios da liderança é a tomada de decisão, e “a indecisão é a pior decisão”.


E como tomarmos melhores decisões?

Acredito que o segredo está na construção da decisão, no envolvimento da equipe, e na formulação desta decisão. As decisões não precisam ser tomadas exclusivamente pelo líder. Porém, mesmo que esta seja construída com a equipe, a responsabilidade sempre será do líder!


Mas mesmo com as decisões compartilhadas, líderes ainda vivem o desafio da sua solidão. O que fazer?


Sugiro duas opções:

A primeira seria aceitar a solidão, e com o tempo nos tornar um “Líder Eremita”. O resultado é que, possivelmente, não teremos equipe em um futuro bem próximo, perderemos a habilidade de desenvolver pessoas, transitar entre elas, e será o fim da liderança.


A segunda é recusar a solidão. Penso em alguns caminhos a seguir. Um bom líder precisa saber correr riscos, escolher pessoas para sua mentoria, e com estas compartilhar a carga das suas decisões. Ele precisa formar de sucessores claros, e com estes criar laços de desenvolvimento, atuando claramente como seu coaching. Um excelente exercício de confiabilidade e liderança é envolver seus sucessores na tomada de decisão e prepará-los para liderar.


Um Líder precisa acreditar nas pessoas, entender as suas limitações, acreditar no seu desenvolvimento e potencial de mudança. Precisa aprender a entendê-las de forma integral, traspassando o envolvimento profissional. É responsabilidade do líder usar o potencial máximo dos membros da sua equipe, seus talentos e habilidades, que por vezes são desconhecidos pelo próprio liderado.


E quanto à solidão, não tenho resposta fechada. Acredito ser mais um dos desafios para o líder tentar resolver.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV