BEZALEL – “Na sombra de Deus”

EM QUE ÉPOCA VIVEU:

Viveu nos tempos de Moisés, enquanto o povo ainda estava no deserto. Não se sabe muito a respeito de sua vida. Seu pai se chamava Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.


QUEM FOI:

Bezalel foi um homem simples e trabalhador de Israel, que foi escolhido pelo próprio Deus para produzir algumas peças muito importantes na construção do tabernáculo, que no Antigo Testamento, representava o local onde a presença de Deus estava. Como diz Deus a Moisés, em Êxodo 31.3: “E o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício”. Tal sabedoria e conhecimento tinham por finalidade inventar obras artísticas, trabalhar com ouro, prata e bronze; lapidação de pedras preciosas para entalhes de madeira.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Uma de suas principais virtudes foi a sabedoria, mas esta não era mérito de estudo ou preparação acadêmica, mas um resultado obtido por meio da presença do Espírito de Deus em sua vida. Deus escolheu a Bezalel, e o próprio Deus o capacitou para o cumprimento do seu chamado.

“Fez (...) tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés”. - Êx 38.22. Apesar da capacitação dada por Deus, Bezalel precisou ser obediente a Moisés, pois foi a Moisés que Deus deu a direção e o dever de repassar ao fiel trabalhador o que haveria de fazer. Ainda nesta passagem de Êxodo, observa-se que Bezalel não fez parte do que deveria simplesmente, mas em tudo, sendo fiel e comprometido com a obra dada em suas mãos.

“Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem”. - Êx 35.30. Ao receber as habilidades do Espírito de Deus, também recebeu a responsabilidade de ser solução na vida dos outros através do ensino, ou seja, o que recebeu não era para servir a si mesmo, mas a Deus e ao próximo.


LIÇÃO PRÁTICA:

Somos chamados por Deus para cumprirmos o nosso propósito, e por Ele mesmo somos capacitados. Receber algum dom de Deus não nos torna independentes de nossos líderes ou do próprio Deus, mas sim nos traz um compromisso e responsabilidade de servir ao próximo com o que recebemos de Deus.


Tira dúvidas:

Bezalel é pouco citado na bíblia, mas o resultado do seu trabalho e compromisso com Deus até hoje são lembrados como um exemplo de fé e prática.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV