4º Louva Tchê – Festa da família gaúcha
No dia 24 de Setembro, ocorreu nas dependências do MBCV o 4º Louva Tchê, um evento que visa integrar a igreja com a sociedade através da preservação da tradição gaúcha. Como atrações, tivemos um costelão, músicas tradicionalistas, touro mecânico, mateada, artesanato, entre outras. O evento começou após o culto da família, de manhã, e se estendeu durante todo o dia.
Além de toda comunhão e integração da comunidade, fizemos deste evento uma forma de valorizar a nossa tradição e cultura, além de sermos gratos a Deus pela nossa terra, que carrega consigo muitas virtudes no coração de cada gaúcho. Como já diz o hino rio-grandense: “Mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.
“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”. Mais um belo refrão do nosso hino, que nos traz uma grande reflexão para nosso papel na sociedade. Como igreja, temos a função de ser agentes de transformação, como diz João 5.14: “Vos sois a luz do mundo”, onde, através de nossas palavras, obras e ações, somos responsáveis por construir valores e princípios que honrem a Deus.
Nas palavras de Sabrina Loureiro (Membra do MBCV) em relação ao evento: “O Louva Tchê tem como finalidade proporcionar integração e comunhão com a sociedade, resgatando valores tradicionalistas, dentro de uma visão cristã”.
Valores são um conjunto de características de uma determinada pessoa, que determinam o comportamento e interação desta pessoa com outros indivíduos e com o meio ambiente. Esta é uma definição muito importante, ainda mais em um tempo em que os valores têm cada vez mais afastado as pessoas umas das outras, e as relações se tornando tão superficiais, quando ao menos existem. Por isso, eventos como este realizado, buscam aproximar e integrar toda a família, justificando muito bem o seu slogan “Festa da família gaúcha”.
Reflexão: "Tchê! A obra de Deus não pode ser feita a moda miguelão e nem com embromação, te puxa vivente". Jeremias 48.10 (Versão Pastor Gaúcho).
