Isaque

ISAQUE – “Riso” ou “Aquele que ri”


QUEM FOI:

Isaque filho de Abraão e Sara. É popularmente chamado de “O filho da promessa”. Tal característica se dá por uma promessa de Deus, feita diretamente a Abraão, de que através do seu filho perpetuaria a sua descendência para abençoar todas as famílias.

“E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele”. - Gênesis 17.19.


Fato curioso de sua história é que Isaque nasceu quando Abraão já tinha 100 anos de idade e Sara 90 anos, o que demonstra o total agir de Deus e o cumprimento de suas promessas independente das circunstâncias. Este também tinha muitos outros irmãos, tendo como principal, e relatado pela bíblia, Ismael.


Isaque casou-se com Rebeca, “a moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído...” (Gn 24.12). Ele amava muito sua esposa, e nunca teve outra mulher em sua vida. Algum tempo depois, Abraão morreu, e Isaque herdou toda a riqueza de seu pai.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Obediência e fidelidade a Deus são suas principais virtudes, pois deixou que Deus o guiasse durante sua vida, sendo fiel à promessa que recebera por herança de seu pai, de abençoar a todas as nações através de sua descendência.


PRINCIPAIS DIFICULDADES:

Sua esposa Rebeca era estéril, portanto foi necessário que Isaque orasse a Deus para que sua esposa se tornasse mãe. Além disso, na terra em que vivia houve fome, e foi preciso que Isaque ouvisse e obedecesse a Deus, para ir onde este o queria. No final de sua vida sofreu uma profunda cegueira.


LIÇÃO PRÁTICA:

Andar no propósito de Deus e confiar nos seus caminhos não significa uma vida sem problemas e sem dificuldades, mas significa que vamos encontrar solução em meio aos problemas, por meio da sabedoria dada por Deus. No caso de Isaque, foram coisas da vida como ser pai e a fome que sentiu, mas por meio da confiança em Deus, e por seguir fiel em seu propósito, lhe foi proporcionado ser um dos grandes patriarcas da bíblia, e como peça fundamental na descendência que gerou a Jesus Cristo.


TIRA DÚVIDAS:

Isaque é o segundo nome da tríade patriarcal tão conhecida de Abraão, Isaque e Jacó.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV