Individualidade

De acordo com o dicionário, individualidade significa um conjunto de atributos que distingue um indivíduo ou uma coisa. Na bíblia, podemos perceber o ser humano sendo respeitado na sua individualidade.


Embora no Antigo Testamento alguns casos sejam tratados na coletividade, como pecado de uma família ou de um povo, sempre podemos ver o respeito à individualidade, quando por exemplo Abrãao intercede pelos justos de Sodoma e Gomora, e tem a resposta de Deus que os justos da família de Ló serão poupados. Também no exemplo de Noé e sua família, que não são destruídos por causa da sua justiça, ou ainda como no livro de Ezequiel, onde o profeta afirma que o filho não pagará pelo pecado dos pais, nem o pai pelo pecado dos filhos, pois cada um responderá pelas suas ações.


“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezequiel 18.20


Também o Novo Testamento aborda claramente este princípio, na comparação do indivíduo com o corpo, onde cada um é comparado a um membro do corpo, com funções diferentes. Assim somos nós, todos com atributos que nos distinguem uns dos outros, porém estas diferenças nos tornam únicos, e não devem nos separar, mas nos fortalecer.


“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”. 1 Coríntios 12.12


Assim, como num corpo as diferenças fortalecem o corpo e o tornam dinâmico, da mesma forma a sociedade, para conviver, não precisa que cada indivíduo seja igual. Precisa sim, que seja respeitado e que ofereça seus atributos únicos em favor do corpo, seja o corpo, a família, igreja, ou a comunidade a que o indivíduo pertença.


Desta forma, enquanto a individualidade respeita as diferenças e demostra a importância e a responsabilidade do individuo dentro do todo a que ele pertence, o individualismo, ignora o todo, e busca somente o interesse do indivíduo, de forma egoísta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV