O próximo ano em Jerusalém


Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. - Ex 12.2


O primeiro mês do ano para os Judeus é Abril, e uso o texto para destacar o fato de ser o primeiro mês do ano, assim como Janeiro é para nós. No primeiro mês do ano, ao finalizar a principal festa do mês, os judeus terminavam a festa com a seguinte saudação: “o próximo ano em Jerusalém”.


Esta é uma saudação conhecida por todos os judeus. São as palavras de encerramento da grande festa do Pesach. O destaque aqui não é para a festa, mas para a saudação citada. Uma profunda declaração de crença e confiança em Deus. Eles começam o ano declarando uma realidade presente na sua fé, a segurança de que Deus está e estará com eles, e estarão juntos no próximo ano. Uma prova de que Deus recorda os seus pactos e não se esquece do seu povo, e de novo e sempre, a cada ano nós O celebraremos.


Esta certeza da fé acontece à medida que, a cada dia do novo ano, nós O celebramos. Celebramos a Jesus quando expressamos nossa gratidão por todo o bem que nos tem feito, quando contamos dos nossos dias, como a boa mão do Senhor nos tem guiado, e pelo Seu ensino alcançamos corações sábios.


Os judeus diziam e dizem: “no próximo ano em Jerusalém”, como um transbordar de alegria e esperança, assumindo antecipadamente os desafios do ano que se inicia. Depois da celebração, não se focavam apenas em suas famílias, mas se voltavam para os amigos e para a necessidade do próximo, e voltavam sua mente para a nação e para Deus.


Entendendo que há algo mais que a dor, os infortúnios ou as pressões da vida, e que tudo isto passa, só Deus é permanente. Assim, mantendo o foco nas coisas que estão adiante de nós, olhando para a frente, para o futuro, entendendo e crendo que as realidades da vida são construídas em Deus, reconhecendo que só n’Ele, é possível realizar e manifestar o que realmente cremos e almejamos.


Façamos desta desafiante e esperançosa expressão “o próximo ano em Jerusalém”, um desafio prazeirosamente realizável. Um ano inteiro para sermos bênçãos, sermos a diferença, não confiados em nós mesmos, sabendo que é Fiel aquele que prometeu. Que possamos parafraseá-los, dizendo: O próximo ano no MBCV. Certamente teremos o que contar, um ano para fazer história!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV