Como surge a pedra na vesícula?

Você costuma sentir enjoo ou dor após ingerir alimentos gordurosos? Cuidado, este pode ser um sintoma de pedra na vesícula, problema que atinge cerca de 10% da população no país, e é mais comum entre as mulheres.


COMO OCORRE

Os cálculos (ou pedras) podem se formar por diversos motivos, como colesterol alto, diabetes, consumo exagerado de gorduras e excesso de peso. Podem aparecer também devido à genética, durante a gestação ou em pessoas que emagrecem de forma muito rápida (com dietas ou cirurgia).


Produzida no fígado, a bile é parcialmente guardada na vesícula biliar, onde pode formar cálculos. Dependendo do tamanho, eles podem:

1 - Trancar na saída da vesícula e provocar cólica biliar e inflamação;

2 - Sair da vesícula e obstruir o canal que comunica a vesícula e o intestino;

3 - Trancar próximo ao pâncreas e provocar pancreatite aguda.

Em geral, mulheres que tiveram filhos, gestantes, na fase adulta e com sobrepeso tem maior risco de sofrer com o problema. A maior incidência no sexo feminino ocorre devido aos hormônios.


ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS

Cólica (caracterizada por uma dor que vai e volta) que começa cerca de uma hora após a ingestão de alimentos gordurosos, e localizada no lado direito, logo abaixo da costela, pode ser um indício da presença de cálculos. Febre, náusea e vômitos também são sinais do problema.


COMO EVITAR

Mantenha uma dieta rica em fibras e com pouca gordura. Alimentos gordurosos podem elevar o nível do colesterol.

Procure manter o peso ideal para seu tipo físico. Isso ajuda a controlar o nível do colesterol e a prevenir diabetes e hipertensão.

Se fuma, largue o cigarro.

Discuta com seu médico a conveniência de tomar pílulas anticoncepcionais ou fazer reposição hormonal.


Busque qualidade nas três áreas de sua vida: social, material e espiritual.

Na maioria dos casos em que o paciente apresenta os sintomas, é indicada a retirada total da vesícula, o que evita que o problema volte a acontecer. Em geral, o procedimento é feito por meio de uma videolaparoscopia e a recuperação é rápida.


Fonte: Marcelo Toneto, Hospital São Lucas da PUCRS.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV