Domínio Próprio

De acordo com o dicionário domínio próprio significa pessoa que consegue dominar seus impulsos, controla seus atos, suas emoções. Da mesma forma, biblicamente, se refere à capacidade de conter os desejos que se opõe à vontade de Deus.


Na Bíblia, podemos ver a comparação do desenvolvimento da fé como a do esforço de um atleta. Assim como o indivíduo que deseja ser aprovado por Deus, deve lutar contra desejos e impulsos que pervertem o caráter da criação Divina, de mesma forma um atleta precisa de muita dedicação e esforço do corpo.

Um atleta precisa levar o seu corpo a exaustão, para treina-lo e alcançar os melhores resultados, não sendo possível se entregar às facilidades e ao desejo descanso. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. 1 Coríntios 9.24-27

Assim como um atleta precisa dominar a mente para que possa alcançar os resultados que deseja, aquele que quer agradar a Deus, deve desenvolver as capacidades para superar desejos e intenções que pervertam a sua vida aos olhos de Deus. Todos travamos uma grande luta em nossa mente, entre aquilo que é agradável momentaneamente e aquilo que produz verdadeiro bem estar. Assim, como um aluno pode desejar não estudar, mas sabe a importância dos estudos.

A corrupção pode parecer agradável por seus benefícios sem esforço, os desejos nos levam ao caminho sempre mais fácil. No entanto, geralmente estes atalhos causam desconfortos futuros.

Portanto, para vencer aquilo que nos agrada, em favor do que é bom e correto, precisamos ter uma mente firme e que domine os desejos de conforto sem esforço. Nossa vida é feita de escolhas. Podemos escolher um conforto momentâneo e um desconforto futuro, ou para os inteligentes, podemos escolher um desconforto momentâneo para um conforto futuro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV