Amar para conviver

Para começar, inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.


Devemos proporcionar um ambiente de acolhimento, de modo que a criança perceba-se amada e dotada de dons e talentos únicos, concedidos por Deus para um propósito especial.


Para a escola ser inclusiva, é necessário em primeiro lugar um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão vai além do que ter rampas e banheiros adaptados. Toda a atmosfera que envolve a criança a devem deixar mais confortável naquele local, tornando necessário o trabalho com todos os alunos da instituição, seus profissionais e famílias participantes dessa comunidade.


A escola vai além de estrutura! A avaliação para os alunos não deve ser diferente, pois uma boa avaliação é aquela planejada para todos, em que o aluno aprende a analisar a sua boa produção de forma crítica e autônoma. Ele deve dizer o que aprendeu, o que acha interessante estudar e como o conhecimento adquirido modifica sua vida.


Além disso, a equipe docente deve elaborar mecanismos que encorajem e facilitem a participação dos pais, comunidade e organizações de pessoas portadoras de necessidades especiais dentro do ambiente escolar. Investindo seus esforços em estratégias para promover a participação de todos.


Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos. Somando-se a isso, tais escolas provêm uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoramento da eficiência.


Desse modo, devemos viver os princípios de união e individualidade, deixados por Jesus. Transmitindo amor aos alunos e promovendo a boa convivência entre todos, educamos com respeito às diferenças existentes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV