Alegria
No dicionário, alegria tem como significado a manifestação de contentamento e júbilo. No entanto, apesar de poder manifestar-se externamente, ela é resultado de um estado profundo de satisfação interna.
Por isso, podemos perceber manifestações de alegria que são extremamente passageiras. Podemos usar como exemplo a satisfação de uma refeição gostosa, que nos traz alegria pela satisfação que produz, mas poucas horas depois já estamos com fome novamente, e não conseguimos manifestar a alegria, por um sentido de satisfação que já não está mais presente.
Assim sendo, a Palavra de Deus nos propõe uma alegria muito mais profunda. Ela não é encontrada em nada que é passageiro desta vida, uma alegria completa e interior, que é fruto da satisfação com o Criador, com quem somos, e com o caminho que escolhemos andar. Esta satisfação é completa, dando sentido à vida e não apenas com ao momento vivido.
Enquanto a vida coloca diante de nós angustias, medos e momentos desgostosos, que nos revestem de insatisfação e tristezas profundas, a satisfação encontrada no Senhor troca nossas vestes de tristeza por vestes de alegria. “Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria”. Salmos 30.11
Isso significa que não teremos tristezas ou insatisfações, mas que a satisfação encontrada no Senhor e nas Suas promessas para nossa vida superarão os momentos de aflição. Assim, a palavra de Deus nos garante que a alegria é um fruto da presença do Senhor em nossa vida.
Assim como um fruto não brota, se não estiver ligado a árvore, também a alegria verdadeira não se manifesta se não estivermos ligados a Deus, através de Jesus Cristo. Portanto, Deus nos oferece uma alegria verdadeira, conquistada por uma satisfação genuína, que vai além de saciarmos momentaneamente nossas necessidades. Assim como o alimento logo que passa deixa novamente a fome, muitas coisas em nossa vida logo deixam um vazio.
A satisfação produzida pelo amor de estar com um filho supera o desgaste que ele produz com suas travessuras. Também Deus não nos promete uma alegria sem tristezas, mas sim uma que supere e satisfaça o interior de cada um de nós.

Tags: