Heterodoxia

Heterodoxia significa, etimologicamente, outra opinião ou opinião diferente, (hétero - diferente, e doxa - opinião ou senso-comum). Opinião diferente e reflexão madura, fora do padrão estabelecido, que desafia as convenções, por meio de uma nova racionalidade ou nova maneira de ver e entender as coisas.


Jesus, ofereceu outra maneira de ver as coisas, outro modo de ver e viver a religião e os preceitos de seu tempo. O heterodoxo é crítico em relação àquilo que é tido por ortodoxo, padronizado, estabelecido em uma sociedade ou instituição, seja ela civil ou religiosa.


A heterodoxia leva a uma quebra de paradigmas, sempre a partir das margens, a partir de fora, um pensar e atuar fora da “caixa”. Isto gera conflitos, porém, introduz mudanças significativas e necessárias.


O heterodoxo se move, necessariamente, em seu mundo social, mas não se limita a ele, porém, reinterpreta de forma nova, aspectos fundamentais deste mesmo mundo, a partir de suas quebras e insuficiências. O heterodoxo introduz novidade em seu meio social e transforma os conceitos e a maneira de ser e fazer as coisas.


A ortodoxia Judaica consistia numa série de convenções que asseguravam a identidade étnica do povo, qual seja: as normas de pureza, que regulavam os tempos, os espaços sagrados, os usos alimentares e os relacionamentos. A fidelidade a Deus se identificava com as práticas da religião.


Jesus foi um heterodoxo, pois, questionou radicalmente estes princípios. Foi continuamente reprovado por comer com pecadores e publicanos, tocar e se deixar tocar por gente impura – ainda que, nunca se contaminou com isto - curar gente não convertida (pagãos), e colocar as pessoas e as necessidades acima da norma do sábado. Sua heterodoxia estava pautada em sua intimidade com Deus.


A experiência religiosa autêntica tem uma capacidade extraordinária de inovação que ensina a ver e a valorizar a realidade de uma forma diferente. Isto é muito claro na vida de Jesus, ele questiona sua sociedade teocrática não por relaxamento da fé, senão por uma fé que se punha a serviço do ser humano. A heterodoxia de Jesus, o ser diferente da religião instituída, abriu possibilidades inéditas. Para Jesus, a fidelidade a Deus se identifica com as práticas em relação ao outro, ao próximo.


O MBCV se caracteriza por ser um ministério heterodoxo, uma nova forma de viver e ser IGREJA, identificado com o propósito de servir, não a religiosidade, mas ao próximo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV