Blaise Pascal

Em que época viveu?

Vivem em um período em que o ocidente experimentou uma profunda mudança no campo da ciência e da filosofia. Um período em que René Descartes, impressionado pela lógica matemática, estabeleceu um novo método para chegar ao domínio do conhecimento, através da razão somente. O ponto central do pensamento era duvidar de tudo, exceto de sua própria consciência e de sua capacidade de pensar.


Quem foi?

Matemático, cientista e pensador cristão, Blaise Pascal, uma das maiores figuras intelectuais do ocidente. Nasceu em Clermont-Ferrand, na França, em 19 de junho de 1623. Filho de um brilhante advogado, foi educado em casa pelo seu pai, que o ensinou francês, latim, grego, hebraico, física, lógica e filosofia, tudo por meio de jogos criativos.

Desde criança foi um prodígio em sua intelectualidade. Pascal ainda não havia passado por uma experiência profunda de conversão, o que ocorreu em 23 de novembro de 1654, após ler na Bíblia João 17. Desde então passou a experimentar segurança, alegria e paz em Cristo.


Principais virtudes

Além de sua genialidade, após a sua conversão, dedicou sua sabedoria na compreensão e compartilhamento da palavra de Deus. Não media esforços para, através de suas capacidades, transformar a realidade em que vivia. Entendia que o coração é a chave da espiritualidade, e que o relacionamento com Deus não se baseia somente na observação racional, mas em uma experiência profunda do indivíduo.


Lição prática

O conhecimento a respeito de quem Deus é faz-nos reorganizar toda a nossa vida e de modo algum anula quem somos. Pelo contrário, dá um novo significado a tudo o que fazemos, utilizando nossas características para estabelecer o Reino de Deus na terra.



Principais dificuldades que enfrentou

Em tempos de conflito, o nosso posicionamento gera desconforto e desagrada muitas pessoas. Foi com isso que Pascal teve de lidar, em um tempo que a razão se tornava o deus do século, precisou sobreviver a fortes ataques e encontrar a si mesmo.


Tira Dúvidas

Aos 16 anos, escreveu Ensaio sobre as cônicas. Esse livro contém o teorema de pascal, do qual decorre toda a geometria projetiva dos séculos 19 e 20, sem a qual provavelmente não teriam sido possíveis a arquitetura moderna, nem o desenho industrial.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV