Corpo em movimento

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez mais controle sobre seu próprio corpo e se aprimorando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar o corpo e seu movimento.


O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico, e atuarem sobre o ambiente que estão inseridas, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. O corpo deve estar presente na educação porque o conhecimento não é algo que acontece somente na mente da criança, mas sim com todo o corpo.


Para a criança, não há nenhuma limitação para o corpo, nem para a brincadeira desenvolvida a partir dos seus movimentos corporais. As mãos, os pés, a cabeça, o corpo todo, ao entrar em contato com materiais e espaços, produzem expressões e reações entre si e entre o meio que está inserida, ampliando seu desenvolvimento e seu repertório de aprendizagens.


Uma criança, antes de tudo, precisa ser deixada livre para escolher, para aproximar, para afasta-se, para observar, para experimentar, sentir, tocar o mundo e os materiais de diversos modos através de seus movimentos corporais. Esse entendimento favorece o desenvolvimento infantil, à medida que a criança vai ampliando e construindo seus conhecimentos, envolvendo todo seu corpo e seus movimentos nesse processo.


A descoberta do corpo, limites e os movimentos que o mesmo produz é muito importante para a criança, principalmente na educação infantil, pois é nessa fase que a criança está estruturando a sua imagem corporal. Desse modo, ela precisa descobrir seu próprio corpo assim como o do outro, testando e descobrindo suas potencialidades e limitações.


A criança tem necessidade de movimentar-se por ser um sujeito ativo, sua comunicação é feita através da linguagem e do movimento, se expressando corporalmente. Assim, a escola precisa ser um ambiente que favoreça essa prática e estimule o desenvolvimento corporal.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV