Valorando os momentos de rotina

O profissional docente da educação infantil, ao planejar as vivências para sua turma, depara-se com uma carga horária diária de cerca de doze horas. Diante disso, muitas vezes surge a dúvida sobre o que promover para tornar significativo todo esse tempo que a criança passa na escola.


Além das propostas pedagógicas eleitas pelo professor, dentro do planejamento encontram-se os momentos de rotina: a alimentação, higiene, descanso, etc. Estes momentos, por ocorrerem diariamente, e às vezes exatamente da mesma forma, acabam deixando de ser analisados com a importância que representam na vida da criança.


A criança de educação infantil está se apropriando do mundo, logo, esses momentos de alimentação, higiene e descanso vivenciados na escola representarão o conceito que a criança terá deles posteriormente. Diante dessa concepção, percebe-se que a aprendizagem não se encontra apenas nas atividades dirigidas, mas em cada descoberta realizada pela criança no período escolar.


O planejamento e o atuar pedagógico dos momentos de rotina devem buscar potencializar as descobertas da criança, visando uma progressiva autonomia no desenvolver destas. Para isso, podemos avaliar as condições oferecidas nas atividades de rotina com algumas perguntas: tenho oferecido materiais estimulantes? Tenho respeitado o tempo de cada criança? O espaço utilizado é adequado? O grupo de crianças que realiza este momento é adequado?


Muitas vezes as crianças podem estar sinalizando sua insatisfação,e diante disso um profissional atento às necessidades e respostas da turma irá reavaliar sua proposta. O professor, ao avaliar o aproveitamento das crianças, irá observar os comportamentos da turma, registrá-los, interpretar qual a mudança é necessária.


Este olhar reflexivo do profissional, que implica em indagações a partir e para além do visto, não é tarefa fácil. Exige constante transformação, e nem sempre recebe o retorno previsto. Contudo, este é o encanto de ter como objeto de trabalho a criança, pois descobrimos novas possibilidades junto com a turma, somos surpreendidos diariamente e contagiados por sua leveza e imaginação. Com este retorno, vale a pena investir tempo e dedicação buscando valorizar os momentos de rotina, tornando-os cada vez mais significativos para a criança.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV