Os Mergulhos De Naamã

A história de Naamã está registrada em 1 Reis 5. Ele era capitão do exército do rei da Síria; um herói valoroso, porém leproso. Ou seja, apesar de andar as finas fardas oficiais do exército, por dentro a lepra consumia sua carne. Ao chegar em casa, onde sabiam da sua condição, uma menina israelita, que conhecia a Deus, lhe apresentou uma solução: ir ao profeta de Samaria, Eliseu, que este o restauraria da sua lepra.


Naamã foi para Israel. Chegando à casa de Eliseu, este mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado (v.10).


Diante disso, Naamã se indignou. Estava decidido a ir embora quando os seus servos lhe disseram: se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Ele desceu e mergulhou no Jordão, conforme a palavra do profeta, e ficou curado (v. 13-14).


Podemos significar os mergulhos de Naamã, assim vamos perceber que são muito mais profundos que o simples ato de mergulhar.


1º Mergulho: Renúncia (v.1)

Naamã tinha uma posição de prestígio, era respeitado e reconhecido e sempre ocupado. No entanto, por trás disso, era frustrado e sofria com a sua condição. Ao mergulhar Naamã teve que se expor, tirar suas vestes e mostrar sua real condição.


2º Mergulho: Fé (v.4)

Ele creu na menina que testemunhou sobre o profeta de Deus em Israel.


3º Mergulho: Disposição/Dedicação (v.5)

Naamã saiu de sua terra e estava disposto a pagar um preço pela sua restauração.


4º Mergulho: Seguir as Instruções (v.10)

Enquanto Naamã não obedeceu às instruções, não teve restauração.


5º Mergulho: Humildade (v. 11-12)

Ele reconheceu que a sua posição e prestigio não resolvia suas necessidades.


6º Mergulho: Rendição/Adoração (v. 15-17)

Naamã, voltando-se a Eliseu após ser curado, declarou: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel. Apresentou ofertas de gratidão e prometeu abandonar sua velha cultura e práticas erradas.


7º Mergulho: Vida com Deus (v. 18-19)

Um homem de poder se humilhou e seguiu às instruções. Tornou-se submisso a Deus, servindo somente a Ele. Antes ferido e sofrido, foi liberto e curado ao crer no poder Deus e obedecer. Encontrou uma nova vida, cheia de vigor e alegria.


Talvez você já faça estes mergulhos, então seja aquela menina que testemunhou sobre este Deus único e poderoso, capaz de transformar a vida de quem se rende a Ele! Certamente há muitos Naamãs à sua volta!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV