Natureza é saúde na infância

Os ambientes têm sido transformados de modo a condicionar crianças menos ativas, usando cada vez menos sentidos. Muito da produção de anticorpos está interligada com o ambiente psíquico, e diante disso, percebe-se que uma criança com mais possibilidades de exploração na natureza, além de ser mais feliz do que uma criança sem essas oportunidades, é também mais saudável.


Algumas das pesquisas mais recentes efetivamente ligaram a falta da natureza na vida das pessoas a deficiências como falta de vitamina D e obesidade. Observa-se que nos últimos dez anos triplicou o número de crianças obesas no Brasil, tendo como causa não apenas os maus hábitos alimentares, mas principalmente por não correr, pular, dançar na chuva, correr atrás de cachorro e tantas outras atividades que liberam a energia infantil, e que podem ser descobertas na relação criança e natureza.


Em relação especificamente à obesidade infantil, com o sobrepeso, já surgem desde cedo as chances de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, AVC’s, e derrames. E diante deste quadro, tem-se observado que em muitos casos não seria necessário o tratamento à base de medicações. Apenas o explorar de ambientes naturais já apresentaria (com melhor aceitação) os resultados desejados.


O brincar é fundamental, e a criança precisa brincar onde se sente bem, onde há espaço. Quando fechada em um quarto, ela vai encontrar diversão na televisão. O ponto de decisão encontra-se no permitir à criança sujar-se, explorar, vivenciar com o corpo todo o que a natureza oferece.


Além disso, ambientes fechados produzem hormônios de estresse, que levam ao desenvolvimento de agressividade, obesidade, dificuldade de desenvolvimento social. Porém, no contato com um ambiente aberto mais natural, imediatamente o índice de produção destes hormônios cai.


Diante desses dados, que nossa postura como pais e educadores possa repensar se os ambientes que estamos destinando para o viver infantil estão de acordo com as necessidades apresentadas nessa faixa etária. Que com pequenos movimentos, elementos naturais e espaços com mais horizontes venham regar nossos dias, buscando por uma infância mais feliz e saudável.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV