A dança e inclusão

A dança é um movimento expressivo muito antigo. Nela fica claro que não precisamos usar palavras para nos comunicar, pois falamos através do corpo, transmitindo aquilo que está dentro de nós. O ser humano usa diversas formas para construir relações e trocar ideias, e a dança é uma delas, pois o contato com o outro é estabelecido à medida que dialogamos através do movimento. A dança além de ser um bem emocional, sendo prazerosa, possibilita uma melhora no estado físico do indivíduo.


Esta atividade corporal traz benefícios ao corpo, auxilia no reconhecimento corporal da pessoa, no equilíbrio, na agilidade e na coordenação motora, possibilitando a interação entre as pessoas, o trabalho em equipe, o reconhecimento de sua individualidade e importância dentro do todo. Propicia a autoestima nos indivíduos, conduzindo-os não só para o crescimento artístico, conhecendo técnicas de um bailarino, mas para o desenvolvimento da autonomia, pessoal e dentro do grupo, como indivíduos agentes de sua própria história.


Essa dinâmica de trocas e de construção da identidade pode ser um aliado contundente para o desenvolvimento, independente da faixa etária ou dos conhecimentos artísticos prévios, pois a dança possibilita o crescimento motor e cognitivo, gerando também, a inclusão social desses alunos em um pequeno grupo, onde aprendem o quão benéfica pode ser uma atividade em grupo.


Sendo assim, a dança como inclusão não trabalha unicamente com uma exigência rígida da técnica. Ela é mais utilizada como ferramenta educacional recreativa, visando à liberdade de expressão de movimentos, contribuindo para um aprendizado pessoal e significativo.


Pensar em inclusão é sair, muitas vezes, de um modelo pré-estabelecido e dar espaço para agregar o outro. Levam-se em consideração as possibilidades que todos têm de aprender, e o dinamismo que o incluir requer, treinar o nosso olhar para ver além do usual e buscar no amor ao próximo a forma de contribuir com cada indivíduo, desenvolvendo vínculo afetivo, expressão, movimento e conhecimento tudo através da dança.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV