Paternidade

De acordo com o dicionário, paternidade é o estado ou qualidade de ser pai. Como modelo de pai, podemos perceber o amor paternal de Deus, que é demonstrado na parábola do filho prodigo, que fala sobre um amor incondicional, que não está limitado aos acertos e defeitos, mas é um vínculo mais profundo, que demostra afeto, proteção e ultrapassa o limite da razão.


Podemos contemplar neste exemplo um pai que racionalmente não devia nada para o filho, pois já tinha lhe dado o que lhe era de direito. Porém, percebemos ali um amor que ultrapassa o limite da obrigação, e se coloca sempre buscando o melhor, e oportunizando uma nova chance.


Além de modelo, a Palavra de Deus nos ensina a função do pai estabelecida por Deus, uma responsabilidade de ensinar o caminho do Senhor aos filhos. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Pv 22.6


O pai tem a função de indicar, mostrar e sinalizar o caminho certo através da disciplina e de encucar o exemplo. O grande erro que se tem cometido é achar que apenas dizer o caminho certo é suficiente para ensinar o caminho que o filho deve andar.


Quando os pais apenas dizem o que o filho deve fazer sem também participar com o exemplo, é como largar uma pessoa inexperiente em uma floresta fechada, sem nenhum tipo de guia no caminho para que ela possa direcionar. Sem norte, esta pessoa dificilmente chegará ao destino determinado.


A palavra de Deus é como uma trilha para a pessoa inexperiente: se ela estiver no meio de uma floresta fechada, mas com uma trilha que já foi aberta. A pessoa até pode escolher outros caminhos, mas alguém razoavelmente inteligente se sentiria muito mais seguro em seguir um caminho já aberto.


Assim, os pais tem esse dever de criar uma trilha que conduza os filhos por um bom caminho, onde eles possam andar com confiança, precisando apenas criar novos caminhos onde os pais tiveram algumas dificuldades. Porém, quando os pais não indicam o caminho, criam filhos perdidos, que muitas vezes não tem coragem de andar, pois estão na floresta da vida sem nenhum tipo de referência para se guiar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV