Organizando o espaço para viver, aprender e brincar

Dentro da realidade escolar, identificamos crianças que ficam no espaço da instituição cerca de onze horas diárias, realizando neste espaço suas principais refeições, construções e relacionamentos. Diante disso, cabe aos profissionais da educação a busca por tornar esse ambiente acolhedor e potencializador de experiências significativas, tanto para as crianças como para os adultos. Com este desafio em mãos deve-se investir em um espaço que pode atuar como um OUTRO EDUCADOR: descentralizando o adulto, circunscrevendo espaços gerenciáveis pelas crianças, promovendo a autoatividade dos que ali vivem.


Além disso, deve-se primar por uma noção de pertencimento das crianças em espaços coletivos, o que compreende a TOPOFILIA. Esta, origina-se das expressões TOPO, que significa lugar/espaço, e FILIA, do grego amor, afeição, simpatia. Ou seja, topofilia significa o amor por certo espaço. O espaço topofílico é constituído através da confiança que traz para a criança, fazendo com que ela se sinta livre, para que possa brincar, se divertir e principalmente para interagir com os demais colegas.


Sendo assim dentro da sala de referência e nos demais ambientes da escola podem ser oportunizados cenários que apresentem possibilidades de imaginação e construção. Como por exemplo um canto de descanso, ou ilha de intimidade, onde a criança em sua individualidade pode vir a repousar em almofadas ou colchões organizados para este fim, de modo permanente na sala.


Nas entranhas do pensamento de Loris Malaguzzi, conhecer está relacionado com a dimensão estética, sendo esta a aparência interessante e prazerosa para adultos e crianças que usufruem daquele material ou espaço. Para o pedagogo, a estética é uma condição de estarmos em ressonância com o mundo. Diante dessas colocações, que possamos ser educadores e adultos sensíveis às necessidades emocionais e fisiológicas trazidas pelas crianças de modo a pensarmos e organizarmos ambientes que estimulem o criar da criança, a acolhendo e representando no ambiente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV