Uma Dança Após o Trabalho

Os Salmos 8, 81 e 84, são identificados como um ritmo, uma dança executada após o trabalho daqueles que pisavam as uvas nos lagares. Daqueles que conseguiam extrair da terra o mais excelente dos frutos: o vinho. De todos os trabalhos realizados em Israel, o trabalho no lagar era sempre feito com regozijo, cânticos e danças, literalmente feito com gritos de júbilo. Neste trabalho do lagar, não ficava ninguém de fora, crianças, jovens e idosos, todos participavam.


A obra de Deus, em seu nível de excelência é sempre comparada a uma vinha, o tipo de trabalho que se faz porque se gosta. Jeremias e Isaías (Jr 25.30; Is 16.10), identificam este trabalho com um grito específico de vitória: “Eia” – cantado, gritado e celebrado – não como um trabalho, mas como uma oportunidade de gerar frutos de excelência.


O Salmo 8 mostra a Indescritível grandeza de Deus e o lugar e propósito do homem na criação, mostra o que Ele disponibiliza ao homem, para que cumpra o seu propósito. O Salmo 81 mostra que este mesmo homem, ajustado aos preceitos de Deus, celebraria o fruto da terra em suas colheitas, sempre e quando colocasse Deus em primeiro lugar, “se o escutasse e andasse em seus caminhos, os inimigos seriam vencidos... e Deus os sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel fino que escorre da Rocha”. Então, no Salmo 84, encerra-se a melodia dos lagares, onde este homem, criado segundo Deus - que conhece o seu lugar na obra de Deus - encontra descanso, guarida, segurança e é mais do que feliz na casa do Senhor, porque o ajustar-se da sua vida o conduz a isto.


Estes três Salmos falam da alegria de saber-se criação especial de Deus, do trabalho como propósito de Deus, e o servir ao Senhor, e realizar a obra de Deus como um trabalho que promove, gratifica e, como recompensa nos conduz graciosamente a Casa de Deus. Ainda hoje, em qualquer lugar onde se tem a oportunidade de ‘pisar as uvas’, isto sempre é uma festa. Estes três Salmos – Uma Dança Após o Trabalho – mostram simplesmente que a vida, quando vivida no propósito de Deus, pode ser uma festa!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV