Martinho Lutero – 501 anos da Reforma

QUEM FOI:

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, na Alemanha, na Vila de Eisleben, na Saxônia. Seu pai, Hans, era minerador e sua mãe se chamava Margarethe. O sonho de seu pai era de que Lutero estudasse direito, então aos 14 anos o enviou para estudar latim. Aos 18 anos foi para a universidade de Erfurt, onde adquiriu um grande conhecimento de gramática, lógica, metafísica e música.

Na manhã de 17 de Julho de 1505, uma tempestade violenta desabou perto de Lutero. Com ele 22 anos ele questionou: “como serei salvo?” Essa pergunta o levou ao convento. No ano de 1508, seu superior, vendo sua dedicação e inteligência, disse que ele deveria se preparar mais, então foi enviado para um curso de doutorado em teologia.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Era uma época de grandes mudanças e inquietações. Foi o tempo do descobrimento das Américas. A igreja católica era espiritual, cultural e politicamente soberana, e as tentativas de reforma de uma igreja corrompida foram esmagadas.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Após encontrar-se com a verdadeira palavra de Cristo, tomou para si a responsabilidade de compartilha-la segundo a vontade de Deus e não segundo a cultura religiosa de sua época, tornando-se uma referência da pregação expositiva.


PRINCIPAIS DIFICULDADES:

Sofreu uma grande oposição em relação a suas ideias, sendo condenado e caçado pela igreja de sua época, o que no fim o fortaleceu.


LIÇÃO PRÁTICA:

Confissão de Ausburg, altamente influenciada por Lutero:

“Ensina-me também que não podemos alcançar remissão do pecado e justiça diante de Deus por mérito, obra e satisfação nossos, porém que recebemos remissão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo padeceu por nós e que por sua causa os pecados nos são perdoados e nos são dadas justiça e vida eterna. Pois, Deus quer considerar e atribuir com justiça essa fé diante de si...”.


TIRA DÚVIDAS:

Entre 1513-1519, fez uma série de pregações sobre Salmos, Hebreus, Romanos e Gálatas. Seu discurso confrontou a estrutura religiosa da época, o que causou um grande conflito, levando Martinho Lutero a se afastar do meio religioso, e ser o marco da chamada reforma protestante.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV