Suicídio

O suicídio está entre as três maiores causas de morte entre pessoas com idade entre 15 e 35 anos. Segundo uma pesquisa de 2016 feita pela Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida e, a cada 3 segundos, uma pessoa intenta contra a própria vida. O Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo. Estima-se que entre os anos de 2000 e 2012, passamos de 7.726 para 10.321 suicídios no país.


O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, não tem uma única razão, e está atrelado a fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. A ideação suicida, muitas vezes, é resultado de várias frustrações, tristezas, separações, traições, desapontamentos e muitos outros sentimentos que não são resolvidos, não são falados.


Com o tempo, a pessoa perde a habilidade de criar novas soluções e de tentar de novo, pois acredita que sempre vai se frustrar. Assim, vai desanimando, aceitando a Idea de que não nasceu pra ser feliz, e então se depara com a seguinte questão: “para que viver?”.


Pessoas com ideias suicidas dão pistas de suas intenções, deixam evidências de seu sofrimento e desgosto, na esperança de que alguém as ajude, pois o que querem é acabar com angústia que sentem e não como a vida em si. No entanto, para estas pessoas, viver é uma angústia constante, e a única forma que encontram para sanar o sofrimento é deixando de viver.


Ao perceber que alguém está em sofrimento, a primeira atitude é ouvir atentamente, com calma, olhando no olho, sem dividir a atenção e principalmente sem preconceitos e acusações. É necessário ter empatia, ou seja, tentar compreender os sentimentos e as emoções que pessoa está sentindo, é pôr-se no lugar do outro. É preciso deixar claro que você quer ajudar e que a pessoa pode confiar em você.


O suicídio ainda é um “tabu”, um assunto proibido e evitado. Por isso, precisamos falar mais sobre o tema, afim de difundi-lo e assim ajudar as pessoas que sofrem.


"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16.33



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV