Quem você quer ser?

Parece ser uma pergunta simples, mas, na verdade, é dificílima de responder. Como saber exatamente quem você QUER SER, se ainda não entende QUEM É? Um bom ponto de partida é decidir o que você NÃO quer ser.


Você é o “eu” que foi construído, parte pela identidade dos outros, parte por suas escolhas. Mas, como se chegou a esse resultado?


Há os legados internos, relacionados a aspectos biológicos, condições que definem e caracterizam nossa existência, como transmissão de cor da pele, aparência, tipo de inteligência, propensões à obesidade ou não, altura, etc. Somos o produto do DNA que herdamos dos nossos pais.


Existem também os legados externos. Algumas de nossas características são incorporadas de fora, das alegrias e traumas que sofremos na infância, dos amigos que conhecemos, dos lugares que frequentamos, das oportunidades que aproveitamos, das experiências que se somaram na trajetória de nossa vida.


Um dos aspectos de ser você mesmo é incorporar e aceitar essas características, buscando a aprendizagem contínua e melhorando seus parâmetros de escolhas, pois em tudo há escolhas a fazer. Mas há quem insista em ser quem não é - e se paga um alto preço por isso.


A verdadeira sabedoria começa com o conhecimento de si mesmo. Provérbios 27.19 diz que “assim como a água reflete o rosto, o coração revela quem somos nós”. Faz parte dos fundamentos da vida, a definição de valores e princípios que podem nortear suas escolhas, de acordo com a vontade de Deus, sendo assim mais assertivo no que quer ser. A melhor escolha é a que se faz respeitando todos os valores aprendidos, independente do que é imposto pela sociedade.


Valores fundamentais

Valores refletem o sentido que uma pessoa tem de certo e errado, ou do que "deve" ou não ser feito. Seus valores fundamentais são o que você considera mais importante para você e sobre você. Eles inspiram um desejo de melhorar, apreciar, conectar e proteger. Eles são o que você "representa" e como você gostaria de ser lembrado.


A adesão aos valores centrais dá autenticidade, significado e propósito. A violação deles estimula a culpa, a vergonha, a ansiedade e a eventual difusão da identidade. Não investir o suficiente em valores fundamentais é uma das coisas que as pessoas mais se arrependem no final de suas vidas.


Os valores específicos que desenvolvemos são pessoais, mas pode-se citar humanidade básica, saber perdoar, amar, apreciar a beleza na natureza e objetos criados, ter um senso de comunidade e uma conexão suprema de espiritualidade e transcendência.


O valor flui para fora

O valor precisa sair de nós, não para nós. Por exemplo, quem quer ser amado, deve primeiro amar. A ilusão de que o valor deve ser derramado em nós leva ao fracasso em muitos empreendimentos, mas é especialmente desastrosa nos relacionamentos.


Somos livres para escolher os parâmetros que vamos seguir. A liberdade de sermos quem somos, implica em responsabilidades pessoais. Nessa liberdade, não inventamos, mas respeitamos as responsabilidades. Eu sou responsável por meus atos, respondo pelo meu comportamento e este, para ser realmente livre, precisa estar em coerência com a verdade que me liberta - as vezes até de mim mesmo.


Muitos não são autênticos, são a cópia de um alguém, representam um personagem que admiram. Não se é uma voz, se é um eco.


Quando você descobre sua origem e seus propósitos, abre as possibilidades para mudanças. Por onde passa, vai semeando um pouco do que é. A prática do bem, constrói, realiza e dá satisfação na vida. Qualquer decisão que você tome faz com que uma cadeia de eventos aconteça. Semeie o bem e colherá o bem.


Se você não estiver satisfeito com os resultados em sua vida agora, tenha coragem para mudar suas decisões a partir de hoje. Essa posição será a chave para criar a pessoa que você quer ser e a vida que deseja ter no futuro.


O que é mais importante na existência básica de uma criatura humana é saber que a única e melhor versão de você, é você por inteiro, é você pleno, você com coragem de ser.


Não diminua quem você é. Seja a sua melhor versão, hoje!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV