Irineu de Leão

QUEM FOI:

Sabe-se muito pouco sobre a vida de Irineu. Na juventude, foi discípulo de Policarpo, bispo de Esmirna, que, por sua vez, tinha sido discípulo do Apóstolo João e manteve contato com outras testemunhas do Senhor Jesus Cristo. A grande preocupação que o acompanhou a vida inteira foi a preservação da regra da fé.


As obras de Irineu são intensamente pastorais, e seu objetivo era dirigir a igreja de Lião na sã doutrina e na vida correta, refutando os hereges, instruindo os crentes e evangelizando os celtas. Através dos seus escritos descobrimos as doutrinas da igreja do século II d.C.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Em sua época a igreja passava por uma turbulência chamada gnosticismo, além de conflitos territoriais entre o império e os bárbaros. Foi um período em que a igreja cresceu a passos largos. Como consequência desse crescimento, no início do século IV já havia um total de 10% de cristãos no império romano, tendo um século mais tarde já alcançado 56% da população.

Mas como a fé cresceu tão rapidamente? A história nos mostra a convicção e o “sangue dos mártires” que não tiveram medo na pregação do evangelho, a ponto de não temerem a morte.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Tinha um amplo conhecimento da palavra, sendo conhecido como polemista, aquele que defendia as doutrinas e lutava contra as heresias dentro da igreja. Sua determinação estava em manter a sã doutrina cristã intacta e protegida das enganações.


PRINCIPAIS DIFICULDADES:

Enfrentar o gnosticismo de sua época, que tinha como alvo transformar o cristianismo numa inofensiva especulação mitológica. Eles agiam ensinando que a fé professada na igreja era apenas um simbolismo.


LIÇÃO PRÁTICA:

Para que sejamos capazes de defender aquilo que acreditamos e apresentar à sociedade o Deus em que cremos, é preciso que nos abasteçamos da Sua graça e tenhamos o conhecimento das suas divinas escrituras. Pois, jamais poderemos servir aos outros um alimento que, efetivamente, desconhecemos.


TIRA DÚVIDAS:

Na época de Irineu as tradições da igreja não estavam contidas em papel ou grandes livros escritos, mas na alma e no coração de cada fiel da igreja.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV