Irineu de Leão
QUEM FOI:
Sabe-se muito pouco sobre a vida de Irineu. Na juventude, foi discípulo de Policarpo, bispo de Esmirna, que, por sua vez, tinha sido discípulo do Apóstolo João e manteve contato com outras testemunhas do Senhor Jesus Cristo. A grande preocupação que o acompanhou a vida inteira foi a preservação da regra da fé.
As obras de Irineu são intensamente pastorais, e seu objetivo era dirigir a igreja de Lião na sã doutrina e na vida correta, refutando os hereges, instruindo os crentes e evangelizando os celtas. Através dos seus escritos descobrimos as doutrinas da igreja do século II d.C.
ÉPOCA EM QUE VIVEU:
Em sua época a igreja passava por uma turbulência chamada gnosticismo, além de conflitos territoriais entre o império e os bárbaros. Foi um período em que a igreja cresceu a passos largos. Como consequência desse crescimento, no início do século IV já havia um total de 10% de cristãos no império romano, tendo um século mais tarde já alcançado 56% da população.
Mas como a fé cresceu tão rapidamente? A história nos mostra a convicção e o “sangue dos mártires” que não tiveram medo na pregação do evangelho, a ponto de não temerem a morte.
PRINCIPAIS VIRTUDES:
Tinha um amplo conhecimento da palavra, sendo conhecido como polemista, aquele que defendia as doutrinas e lutava contra as heresias dentro da igreja. Sua determinação estava em manter a sã doutrina cristã intacta e protegida das enganações.
PRINCIPAIS DIFICULDADES:
Enfrentar o gnosticismo de sua época, que tinha como alvo transformar o cristianismo numa inofensiva especulação mitológica. Eles agiam ensinando que a fé professada na igreja era apenas um simbolismo.
LIÇÃO PRÁTICA:
Para que sejamos capazes de defender aquilo que acreditamos e apresentar à sociedade o Deus em que cremos, é preciso que nos abasteçamos da Sua graça e tenhamos o conhecimento das suas divinas escrituras. Pois, jamais poderemos servir aos outros um alimento que, efetivamente, desconhecemos.
TIRA DÚVIDAS:
Na época de Irineu as tradições da igreja não estavam contidas em papel ou grandes livros escritos, mas na alma e no coração de cada fiel da igreja.

Tags: