Solidariedade

Solidariedade é um sentimento de identificação com o sofrimento dos outros e remete a uma responsabilidade mútua. Na bíblia, podemos perceber a solidariedade sendo incentivada e até mesmo cultivada nas leis do povo de Israel, onde havia cuidados com os necessitados, que poderiam entrar nos campos para colher as sobras.


Também podemos perceber a solidariedade na cultura abençoadora do povo. Mas o maior exemplo de solidariedade está em Cristo, que se compadeceu e solidarizou com as nossas fraquezas.


“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Hebreus 4.15-16.


Assim percebemos que a solidariedade de Cristo, se identificou com as nossas necessidades, ao ponto de nos ajudar a supera-las através do caminho que Ele nos oportunizou. Ele se fez caminho.


Hoje, podemos perceber que há certa solidariedade falsa, pois as pessoas, em datas determinadas, fazem doações para necessitados apenas para aliviar a própria consciência. O problema é que essa ação não vem acompanhada da solidariedade, ou seja, não se está preocupado com as fraquezas e necessidades do próximo, e em ajuda-lo a sair desta situação, mas apenas em se sentir bem.


Podemos perceber esse espirito solidário quando o Apóstolo Paulo fala da solidariedade das igrejas da Macedônia, que em meio às dificuldades, deram ofertas acima das suas forças para as igrejas necessitadas. Deus nos ensina a amar ao próximo como a nós mesmos. Portanto, nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro, e nos preocuparmos com as suas necessidades assim como nos preocupamos com as nossas. Essa é a verdadeira solidariedade.


Solidariedade não está apenas no ato de dar, mas no desejo ajudar o outro a sair da situação de dificuldade. Portanto, a solidariedade não apenas dá, mas atende a necessidade do outro. Podemos doar sem ser solidários, mas é impossível ser solidário sem doar ou “se doar”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV