Processo de adaptação saudável para a criança e para a família

Chegando próximo ao início do período escolar é gerada uma movimentação por parte dos professores e demais participantes da equipe escolar, de modo a preparar o ambiente e planejar vivências que proporcionem acolhimento das crianças e famílias que na comunidade se inserem. A seguir, estão algumas dicas para que as famílias possam passar pela experiência da adaptação, que nem sempre é fácil, de forma saudável, estimulando a autonomia e criando vínculos com a escola escolhida.


Prepare-se, porque as primeiras semanas de adaptação deixarão a criança mais sensível. A mudança traz insegurança, medo, frustração, irritação, muitas vezes traduzidos pelo choro. Aprender a lidar com essas emoções é uma etapa importante do desenvolvimento. Quando o choro aparecer, o melhor é reforçar que a escola é importante, que você sabe que ele está sofrendo, mas acredita que ele vai conseguir superar.


A adaptação com os professores também é fundamental, principalmente para que eles conheçam detalhes de saúde e comportamento do seu filho. É muito importante que a família interaja com os professores e toda a instituição de ensino, pois, juntos, podem encontrar estratégias que facilitem a inserção da criança no novo ambiente escolar.


Despedir-se do filho na entrada da escola é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe ou um pai. Sabemos que é uma missão difícil, mas, nessa hora, estufe o peito, não deixe que ela perceba a sua angústia e estimule que se sinta confiante e independente.


Não é nova a ideia de que quando a escola e a família caminham juntas, são maiores as possibilidades de ambas realizarem bem suas funções sociais. Sendo assim, a escola pode favorecer o pleno desenvolvimento da criança ao trazer para seu ambiente toda a família e orientá-la no proceder incentivador da autonomia. Que você possa usufruir das dicas acima e investir em uma adaptação saudável com seu filho, estando certa de poder contar com o apoio de toda a comunidade escolar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV