Basílio de Cesaréia

QUEM FOI:

Basílio, nascido em Cesaréia da Capadócia (atual Kayseri, na Turquia), tinha uma saúde frágil que lhe acompanhou por toda a vida. Era filho de Basílio e Emília que tiveram no total dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres. Foi amamentado por uma camponesa, ganhando um irmão de leite Doroteu, que mais tarde foi ordenado Bispo também.


O pai de Basílio era um advogado e orador. Querendo que o seu filho seguisse os seus passos, não economizou esforços na sua educação. Após seus estudos, Basílio retornou a Cesaréia e se tornou professor de retórica. Em um ano de ensino, passou por uma profunda renovação espiritual, deixando o ensino para buscar mais profundamente a Deus.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Viveu em um período de conflitos e trocas de reis. Havia uma grande discussão no interior da igreja sobre conceitos da Trindade, tendo Basílio papel fundamental na resolução das discussões.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Para Basílio, a vida comunitária era essencial, pois quem vive sozinho não tem a quem servir, e o coração da vida cristã está no serviço aos outros. Preocupava-se com o necessitado, e fazia o que podia para criar na comunidade um senso do “nosso”, levando cada indivíduo a olhar para as necessidades do próximo.


PRINCIPAIS DIFICULDADES:

Não bastassem as discussões internas da igreja, o estado também envolvia-se em tais questões. Viveu enfrentando barreiras para o desenvolvimento de alguns de seus projetos, sendo até mesmo ameaçado pelos representantes do estado. Ainda assim, não se deixou intimidar, permanecendo em suas convicções.


LIÇÃO PRÁTICA:

Um coração voltado para Deus, obrigatoriamente precisa ser voltado para o próximo. Basílio nunca mediu esforços para atender uma necessidade, nos advertindo a respeito de, muitas vezes, colocarmos as nossas vaidades acima da necessidade do próximo. Nas palavras de Basílio, ao falar sobre a fome: “a pessoa que pode curar tal enfermidade e por causa da avareza recusa o remédio pode com razão ser condenada como um assassino”.


TIRA DÚVIDAS:

A partir dos estudos e ensinos de Basílio o Espirito Santo passou a ser reconhecido como Deus, passando a ser respeitado em igualdade as outras pessoas da Trindade, o “Pai” e o “Filho”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV