Leão Magno
QUEM FOI:
Leão nasceu em Toscana, na Itália por meados do ano 400, e pouco se sabe sobre sua família infância e juventude. Levando-se em conta sua educação, acredita-se que ele tenha vindo de uma família rica.
Leão foi ordenado diácono no ano de 430 d.C., sendo secretário de bispos. Foi escolhido para ser o bispo de Roma (Papa) no ano de 440 e foi o primeiro papa a ser chamado de “Magno” (de grande relevância) por sua seriedade, dedicação, talento teológico e diplomático.
ÉPOCA EM QUE VIVEU:
Viveu em um período de muito conflito, tanto religioso quanto civil. O Império Romano estava desfalecendo e suas fronteira invadidas pelos povos bárbaros, Roma estava sendo atacada e saqueada, e as heresias não paravam de surgir dentro do meio religioso, heresias que negavam a humanidade de Cristo, assuntos acerca de Maria mãe de Deus, entre outros acontecimentos.
PRINCIPAIS VIRTUDES:
Leão Magno foi um homem que lutou pelo bom entendimento da palavra e da correção de doutrinas distorcidas no corpo da igreja, deixando claro em suas palavras “Tudo o que foi escrito por nós se prova ser tirado da doutrina dos apóstolos e do evangelho”.
Foi também responsável pela administração de conflitos e recursos da igreja, sendo altamente reconhecido pela sua capacidade administrativa. Tais habilidades mostraram-se fundamentais devido ao contexto em que viveu.
PRINCIPAIS DIFICULDADES:
Enfrentou muitos conflitos em sua época, sofria oposição civil em muitas situações assim como um conflito interno da igreja, tendo um desgaste e obrigado a exercer um papel de pacificado sem negociar seus valores e suas crenças.
LIÇÃO PRÁTICA:
Leão nos deixa um exemplo de que mudanças são necessárias e não podemos ter medo. Mas toda mudança precisa ser feita com clareza e pautada pelo bom entendimento da palavra. E mediante as mudanças necessárias nunca iremos satisfazer o desejo de todos e nem podemos evitar a mudança pela diferença de ideias.
TIRA DÚVIDAS:
Leão escreveu quase 100 sermões e cerca de 150 cartas que buscavam alimentar a devoção das pessoas mais simples. Sua ênfase foi no anúncio da morte e ressureição de Jesus Cristo, que traz misericórdia perdão e salvação, e o convite para que os ouvintes se convertam e creiam.

Tags: