Semeando autonomia e colhendo autoconfiança

Uma das maiores preocupações dos pais é criar filhos que estejam preparados para encarar o futuro. Por esse motivo, alguns acabam sendo superprotetores e, de certa forma, controladores. Isso pode ser um problema se você quer que seus filhos sejam independentes. Quando um pai escolhe e decide tudo pelo filho, ele tira todo o seu poder de autonomia.


A autonomia é uma das características mais importantes no desenvolvimento dos filhos. Ela representa a independência e responsabilidade que o indivíduo terá quando crescer e, por esse motivo, é necessário incentivá-lo ao longo dos anos. Além disso, a autonomia infantil representa uma condição imprescindível para a construção da personalidade da criança, permitindo que, futuramente, ela possa resolver conflitos de forma crítica e assertiva.


A autonomia não está somente relacionada à habilidade de fazer as coisas por si, mas também está diretamente ligado ao desenvolvimento da consciência moral, o que possibilita que façam suas próprias escolhas, tomem decisões e busquem seus sonhos e desejos.


Ao contrário do que se possa pensar, incentivar e desenvolver a autonomia não é deixar a criança fazer o que quiser. Pelo contrário, é dar atenção para suas respostas e guiar para as melhores escolhas, mas sem decidir por ela ou ignorar sua opinião.


Seguem então algumas sugestões de boas práticas a serem adotadas pelas famílias que desejam criar seus filhos autoconfiantes e com autonomia:

  • Envolver a criança em tarefas domésticas de acordo com sua faixa etária;

  • Permitir pequenas escolhas da rotina ou de vestuário;

  • Permitir a aprendizagem da criança diante de erros e frustrações, incentivando a manifestação da opinião;


Dessa forma, é possível proporcionar momentos importantes para o desenvolvimento da autonomia da criança e ter tranquilidade no futuro, sabendo que seu filho tornou-se um bom cidadão inserido na sociedade. Podemos observar um exemplo dessa prática na Palavra de Deus. Em Provérbios 22.06 que diz: “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV