ENSINAR

De acordo com o dicionário ensinar significa o ato de transmitir ensinamentos, seja da ordem formal como o da escola, ou também informal como, por exemplo, os pais e amigos. Da mesma forma a Bíblia nos alerta muitas vezes sobre a importância de transmitirmos os ensinamentos de Deus para as novas gerações.


“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.” Dt 6:6-8.


Esta capacidade de aprender e ensinar são capacidades que nos diferenciam dos animais, enquanto estes são adestrados e apenas copiam o conhecimento de outro, assim como um papagaio, que apenas reflete a fala de alguém. O ser humano é capaz de absorver o conhecimento, a partir disso, formar seu próprio conhecimento.


Ensinar é a capacidade de transmitir um conhecimento de tal forma que este encontre a utilidade na vida daquele que aprendeu. Quem nunca ouviu de um adolescente que não gosta de estudar dizer, “nunca vou usar isto na minha vida”. Na verdade ele esta apenas sendo adestrado pelo conhecimento, mas não esta aprendendo.


Assim Jesus formou seus discípulos, ensinando-os de tal maneira que todos os ensinos de Jesus não eram apenas seus, mas todos os apóstolos passaram a ensinar de modo tão apaixonado os ensinos transmitidos por Cristo que até hoje eles tem chegado a nós com o mesmo vigor.


O Grande erro cometido em nossa história no Brasil foi quando consideraram que batizando os índios eles se tornariam cristãos, mas eles não haviam sido ensinados, apenas os foi imposto um conhecimento. O ensino não pode ser imposto, ele precisa ser acolhido. Os índios nunca se tornaram cristão, apenas copiavam práticas religiosas que lhe foram impostas.


Desta forma os ensinos de Deus devem ser ensinados, ou seja, apresentados com tamanho vigor, que sejam acolhidos como da pessoa que a recebeu, e não como um conhecimento alheio.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV