DIREITO

A palavra direito tem origem no latim, e significa “reto, correto ou mais adequado”. De acordo com o dicionário, é o conjunto de leis e regras que regulam a vida em sociedade, e garantem ao indivíduo ou grupo como podem, ou não podem agir.


A Bíblia reconhece a importância das leis humanas para um melhor convívio em sociedade, e por isso nos orienta a obedecermos e reconhecermos as autoridades e leis estabelecidas pelos homens. No entanto, percebemos que as leis divinas estabelecem um direito superior à legislação humana e um direito perfeito, no qual todos que o seguem viverão da melhor forma possível.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. 1 Coríntios 6.12


Deus nos dotou com a liberdade, mas como muitas vezes o indivíduo ou mesmo um grupo social escolhe viver de forma destrutiva, são necessárias as leis para nos proteger de más escolhas. No entanto, muitas vezes o direito legal tem certas limitações que o direito Divino supera, levando-nos mais longe.


Os direitos e as leis humanas apenas nos levam a aprovação da sociedade, porém os mandamentos de Deus nos levam a aprovação eterna. Quando Abraão, viva em uma sociedade em que suas leis não correspondiam aos mandamentos do Senhor. Deus lhe propôs: “sai da tua terra e da tua parentela”. Ali foi estabelecido o início de uma nova nação, que tomaria por base de suas leis os mandamentos de Deus.


Apesar da perfeição do direito divino, a limitação humana, por muito tempo, nos impediu de usufruir o que Deus nos propôs. Então, Cristo cumpriu perfeitamente a lei Divina para nos oportunizar usufruirmos da recompensa da obediência.


Desta forma devemos compreender que não podemos impor a lei de Deus sobre todos, pois até o Senhor nos dotou da livre escolha de não Lhe obedecer. No entanto, precisamos compreender que a lei de Deus é o melhor direito a ser seguido, e nenhum outro modelo irá superar.


O direito e as leis estabelecidas expressam o caráter do povo. Então, se lutamos por um país melhor, vivamos para que os valores divinos façam parte de nossa sociedade, e quando o direito humano não corresponder aos valores da fé, nos cabe compreender que tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém fazer.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV