Lição de casa Obrigação ou oportunidade?
A prática das lições de casa é bastante comum por todo o mundo. Para a educadora Cristina Nogueira Barelli, do Instituto Singularidades (SP), o dever de casa é positivo, na medida em que ajuda a fixar o conteúdo ou, ainda, funciona como um estudo prévio para atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. “É algo importante, desde que tenha significados e objetivos claros, e contextualizados com o que está sendo trabalhado na escola”, diz Cristina.
Dentro dos contextos familiares podem-se encontrar diferentes situações: crianças que realizam suas tarefas rapidamente sem preocuparem-se de fato se o solicitado foi alcançado, como crianças perfeccionistas, que frustram-se com pequenos deslizes na realização dos temas.
Por isso é muito importante que a família participe da vida escolar dos filhos, oferecendo suporte emocional e conferindo a execução das tarefas. Se a criança apresentar alguma dúvida, os pais podem auxiliá-lo a encontrar a forma de resolver a questão - sem fornecer a resposta pronta!
As lições de casa são importantes para as três partes envolvidas no processo. Através delas o aluno enfrenta desafios pedagógicos fora da escola, fixa o assunto que aprendeu, estabelece uma rotina e constrói sua autonomia. Já o professor tem a possibilidade de identificar e tratar as dificuldades de cada. Os pais, por sua vez, podem acompanhar o filho que está aprendendo na escola, identificar as dificuldades que estão tendo, além de viver um momento afetivo ao lado dos filhos.
Esta é uma excelente oportunidade para a escola proporcionar tarefas de fato significativas e interessantes para despertar o interesse das crianças e das famílias, engajando-os em buscar conhecimentos em outras fontes de informação, oferecendo informações úteis e práticas que possam ser contextualizadas em outros contextos da vida familiar.
Em casa, busque estruturar dentro da sua rotina um momento especial para a realização dos temas, encarando o tema não só com o objetivo de simplesmente executar a tarefa, mas também como uma ocasião propicia para se viver experiências em família.

Tags: