Análise comportamental: quando quebra o cristal.

“Seja, porém, o teu sim, sim! E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno”.

Mateus 5.37


Desde os primórdios, o homem tem curiosidade sobre o seu próprio comportamento. Estudar o outro, o que o motiva e por que age de determinada maneira, sempre despertou a curiosidade.


O autoconhecimento também se tornou relevante. Conhecer-me, para saber como lidar com os outros, e conhecer os outros através de mim, do meu comportamento, oportunizou o desenvolvimento de várias ciências.


A evolução cultural da humanidade levou os grandes professores e cientistas a trazerem esses conhecimentos a público, aplicando-os nas terapias, nas escolas e, mais recentemente, nas organizações, tornando relevantes tais estudos para a harmonia interna dos grupos. Dentre as questões que envolvem o relacionamento comportamental uma é de suma importância, e geralmente negligenciada: O FEEDBACK.


O feedback é uma ferramenta importante no processo de integração entre pessoas, líderes e liderados. Se realizado de forma correta, cria uma relação de confiança e alinha o desenvolvimento humano e/ou profissional do colaborador com os objetivos da organização ou do grupo em que está inserido.


FEEDBACK é um termo inglês que significa realimentar, dar resposta. Envolve duas pessoas: o agente emissor do estímulo e o receptor reagente ao estímulo.


“Você não está fazendo isso direito”, “Você é um incapaz”, “Você nunca vai chegar a lugar algum”, “Por que você nunca faz como eu mando?”, “Eu já te ensinei isso” são exemplos de feedbacks com alta carga negativa. É aqui que se quebra o cristal, como se diz popularmente. Em decorrência disso, nas famílias e organizações, muitos atritos surgem de reações às opiniões colocadas de forma imprópria, invasiva ou ofensiva.


Isso se torna mais contundente quando se sabe que cada perfil comportamental exige uma abordagem diferente. Uma regra, porém, é inafastável: fale com seu cônjuge, filhos, colaboradores sempre de forma particular, amorosa, esclarecedora e resiliente, para instruir, orientar e não apenas corrigir.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV