4 Pilares da Educação


Em nosso contexto atual – considerando os avanços tecnológicos, novas demandas, transformações sociais e exigências do mercado de trabalho – não há mais espaço para práticas educativas tradicionais e acríticas. Nessa nova perspectiva, ganha espaço a concepção de educação fundamentada no paradigma do aprender.


Assim,, a ênfase do processo pedagógico deixa de ser dada apenas à transmissão das informações e dos conhecimentos, avançando para uma ação educativa que resulte em uma formação que possibilite a compreensão da realidade. Em outras palavras, atualmente compreende-se que a aprendizagem se dá de forma contínua e multifacetada, não se limitando somente à aquisição de conhecimentos, mas ampliando-se ao aprender a conhecer, fazer, conviver e ser.


Diante dessa nova demanda educacional, de março de 1993 até setembro de 1996, uma comissão de especialistas coordenada pelo professor, economista e político francês Jacques Delors elaborou um relatório elencando quatro aprendizagens fundamentais, sendo elas os pilares do conhecimento.


Os quatro pilares da educação podem ser relacionados com alguns conhecimentos provindos das neurociências, descobertas que têm nutrido as concepções educacionais da atualidade:

Aprender a CONHECER – Esse pilar nos remete a MOTIVAÇÃO e inclui as estratégias utilizadas pelo educador, visando despertar o interesse do educando. Busca motivar o indivíduo a desejar conhecer mais sobre o assunto.


Aprender a FAZER – O educando através da EXPERIÊNCIA e da PRÁTICA vai tornando a aprendizagem mais significativa, pois ele aprende à medida que experimenta e faz novas associações.


Aprender a CONVIVER – Nosso cérebro possui neurônios especializados em colocar-nos no lugar do outro, são os NEURÔNIOS-ESPELHO. Aprender a conviver proporciona a construção de laços afetivos e fortalece a EMPATIA, ensinando-nos a ter respeito pelo outro;


Aprender a SER – Uma das últimas áreas a atingir a MATURAÇÃO CEREBRAL é a região frontal, local responsável pela nossa capacidade de autorregulação, pelo controle de nossa conduta. Investir no SER é um processo contínuo e envolve todos os demais pilares mencionados.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV