Dicas para estimular o empreendedorismo na infância


Muitas famílias esperam que, um dia, suas crianças possam desfrutar da experiência do empreendedorismo.Para além das possíveis recompensas financeiras, essa vivência estimula o desenvolvimento pessoal e o senso de realização em oferecer ao mundo algo que nasça de sua própria iniciativa e criação. Seguem algumas dicas para estimular o empreendedorismo nas crianças.


1. Ensine as crianças a definir metas e planejar

O estabelecimento de metas e o planejamento são hábitos que contribuem para o desenvolvimento da mentalidade da criança. Ela aprenderá desde cedo a planejar, definir objetivos realistas e seguir condutas coerentes com eles.


2. Recompense a iniciativa pessoal

Valorize e comemore, junto às crianças, a iniciativa pessoal, seja ao cumprirem as tarefas da escola ou ajudarem em casa. A possibilidade de oferecerem o que têm de genuíno fortalece sua autoestima e amplia saudavelmente as noções de responsabilidade e mérito.


3. Introduza noções de educação financeira

Ensinar-lhes sobre o uso consciente do dinheiro e de sua obtenção mediante o esforço pessoal, assim como sobre a importância da economia, é uma atitude diretamente relacionada ao empreendedorismo. Por isso, é possível começar o processo dando às crianças pequenas quantias de dinheiro para que aprendam a administrá-las.


4. Incentive o trabalho em equipe

Todos precisamos da cooperação e da solidariedade dos outros para atingir nossos propósitos. Nesse sentido, a criança também pode ser encorajada a trabalhar em equipe a fim de alcançar suas metas.


6. Permita que elas aprendam com seus erros

Esforce-se para que as crianças experimentem continuamente novas situações e novas soluções para os problemas. Se interferirmos em uma situação antes que a criança tenha uma chance de resolvê-la por si mesma, roubamos-lhes a oportunidade de desenvolver sua autonomia, raciocínio estratégico e capacidade de aprender com os próprios erros.


7. Nutra o caráter com princípios e valores

A Palavra de Deus em Provérbios 3.1-2 diz: “Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso.” Quando aplicamos os princípios deixados por Cristo em nossas vidas teremos não apenas recompensas terrenas, mas eternas também.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV