A dança na educação e suas influências no desenvolvimento motor e cognitivo da criança

As crianças, em seus primeiros anos escolares, são despertadas para valores culturais e artísticos, aprendendo sobre a importância do cuidado com o corpo e aprimorando seu senso crítico. O desenvolvimento motor de uma criança acontece desde a sua concepção e irá se ampliar através de suas experiências afetivo-sociais e intelectuais.


O desenvolvimento do controle motor não diz respeito apenas ao campo do movimento humano, mas também está ligado a aspectos cognitivos. A linguagem corporal é a primeira forma de comunicação da criança, e na relação com os estímulos recebidos, criará vivências motoras e gerará diferentes processos de ensino-aprendizagem.


O “movimentar-se” é algo intrínseco ao corpo humano desde o seu nascimento. Na dança, a estruturação de movimentos em uma criação coreográfica será concebida a partir de estímulos simples, com diversas qualidades de movimento, em que não há a obrigatoriedade ou ligação entre dança e técnicas preestabelecidas.


A aprendizagem simbólica influencia na percepção do sujeito de seu próprio corpo e na relação com o espaço e o tempo em que se insere. O desenvolvimento motor irá refletir em toda a sua vida, sendo importante a presença de estímulos que proporcionem autonomia, aquisição de consciência e controle corporal.


A linguagem corporal é uma das primeiras formas de comunicação da criança e toda a relação que compõe essa forma expressiva necessita de trabalho específico para proporcionar uma aprendizagem significativa para o sujeito. Nesse sentido, destacamos o trabalho artístico corporal como indispensável e importante no contexto escolar. Ela possibilita ao aluno estimulações para o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, organização espacial, temporal, equilíbrio, consciência corporal e linguagem expressiva.


A dança no contexto da educação infantil desenvolve autonomia, melhora o bem-estar físico e emocional e amplia o desenvolvimento do raciocínio, da coordenação cognitiva e do esquema corporal (como o ritmo motor, o equilíbrio e a flexibilidade).



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV