Setembro amarelo - Mês de prevenção ao suicídio

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Este ano, a campanha tem como tema: “Falar é a melhor solução”. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e os casos têm crescido, principalmente entre os jovens. Segundo o CVV (Centro de Valorização à Vida), todos os dias cerca de 32 brasileiros tiram suas vidas.

Existem alguns sinais de alerta:

  • Falar sobre suicídio ou frases relacionadas, como: “eu gostaria de estar morto” ou “eu não queria ter nascido”;

  • Ausência ou abandono de planos futuros;

  • Isolar-se de contato social;

  • Apresentar grandes mudanças de humor (estar eufórico em um dia e profundamente desencorajado em outro);

  • Ter atitudes arriscadas, como dirigir de forma imprudente ou entrar em brigas;

  • Dizer adeus aos amigos e familiares como se não fosse vê-los novamente.

Se você perceber algum desses sinais ofereça ajuda, na maioria das vezes as pessoas precisam conversar e se sentir acolhidas. Se ela não se sentir à vontade para se abrir, deixe claro que você estará disponível para conversar em outras oportunidades. Também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV, que trabalha para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, através do número 188 (ligação gratuita) e pelo site www.cvv.org.br, em total sigilo e 24h por dia.


Existem momentos em que as tristezas da vida nos atingem e passamos por momentos difíceis que parecem não ter fim, em que nossas forças são consumidas e perdemos as esperanças. Nessas horas, precisamos falar com Aquele que nos ama, nos conhece e pode nos ajudar.


Jesus diz em Mateus 11.28 "vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. A Bíblia também afirma que “quando clamarmos a Ele, Ele nos responderá e nos tirará da angústia”. (Salmos 91.15). Esse Jesus que morreu para que tivéssemos vida, deseja dar um novo significado para a nossa existência. Fale com Ele, creia em Seu amor e confie em Seu poder!


Fonte: www.cvv.org.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV