DIETRICH BONHOEFFER

“Erga a voz em favor dos que não podem se defender”


QUEM FOI:

Dietrich Bonhoeffer um alemão, que aos 14 anos de idade teve a certeza em seu coração que gostaria de ser ministro do evangelho, partindo para a graduação em Teologia, aos 21 anos já havia concluído o seu doutorado, se tornou professor e pastor.

Apesar de Bonhoeffer ter sua formação teológica muito avançada e com muita experiência em trabalhos com igrejas fez a seguinte declaração “Algo aconteceu, algo que mudou e transformou a minha vida... Eu descobri a Bíblia”. O que demonstrava que apesar de erudito na teologia necessitava verdadeiramente conhecer a Deus.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Viveu em um período singular na história da humanidade, na época em que o partido nazista foi eleito de forma democrática e logo modificou a constituição se tornando assim o único poder na Alemanha. O líder de toda essa operação foi Adolf Hitler.


O fato é que a Alemanha viveu grandes glórias econômicas e sociais sob o comando de Hitler. Este chefe de estado se aproveitou que o cristianismo estava difundido pela Alemanha, que buscou usar a seu favor criando uma igreja única e nacional que estaria no controle do estado.


PRINCIPAIS VIRTUDES:

Bonhoeffer não se calou diante da impunidade ariana e do antissemitismo, antes disso se tornou parte da Igreja Confessante (uma pequena parte da igreja que não apoiou o nazismo). Mesmo sendo perseguido criou seminários para formar líderes verdadeiramente cristãos. Com a oportunidade de fuga para outro país decidiu ficar na Alemanha e ser exemplo na luta contra o nazismo.


PRINCIPAIS DIFICULDADES:

Dietrich foi extremamente perseguido pelo exército alemão.


LIÇÃO PRÁTICA:

Dietrich Bonhoeffer nos ensina que falar a respeito de Deus não significa conhecer a Deus, para isso é necessário o conhecimento das escrituras, e em segundo, andar com Deus exige mais do que um ritualismo religioso, é necessário estabelecer a vontade de Deus em todos os âmbitos da Sociedade.


TIRA DÚVIDAS:

Bonhoeffer foi enforcado em 09 de Abril de 1945, um mês antes da rendição alemã na 2ª Guerra mundial. Além disso, é acusado por algum envolvimento com a operação Valquíria (plano que fracassou na tentativa de execução de Adolf Hitler)



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV