SPA: Síndrome do Pensamento Acelerado

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. Trata-se do resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais aos quais somos submetidos diariamente. Isso prejudica o desenvolvimento de algumas funções cerebrais e dificulta o processo de refletir antes de reagir, de expor ideias sem impô-las, de exercer a resiliência e de colocar-se no lugar do outro.


Alguns dos sintomas comuns da Síndrome são ansiedade excessiva, irritabilidade, flutuação emocional, inquietação, intolerância a contrariedades, déficit de concentração, esquecimento, fadiga excessiva e cansaço ao despertar.


Embora não seja tão comum na infância e na adolescência, como é a hiperatividade, a SPA vem atingindo cada vez mais crianças e jovens, considerando o bombardeio de informações e atividades da sociedade atual. Manter-se conectado à internet de maneira desenfreada recebendo estímulos em excesso, somado a uma rotina sobrecarregada de atividades e pressão escolar, são aspectos que constroem, aos poucos, inquietação, ansiedade e outros sintomas da SPA.


“O excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiperpensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade” explica o psiquiatra Augusto Cury, no seu livro “Ansiedade, como enfrentar o mal do século”.


Seguem, então, duas dicas para obter-se uma melhor qualidade de vida, considerando o texto em Romanos 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”.


Dica 01: Treine a sua mente para admirar algo que o dinheiro não compra (como observar o seu filho desenhando ou pintando). Também para ter ações como abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos e dar carinho a quem se ama.


Dica 02: Proteja as suas emoções. Não cobre demasiado dos outros, nem de si mesmo. Isso torna a vida angustiante. Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas e potencialize os pontos fortes de quem está ao seu lado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV