OBRIGADA!
"Obrigado! Tudo em mim diz: “Obrigado”!”. “Os anjos ouvem quando canto minha gratidão.” Sl 138.1 (A Mensagem)
Nos últimos anos, o tema da gratidão tem se feito cada vez mais presente em nossa sociedade. Pessoas de diversas realidades estão descobrindo um princípio que a Bíblia ensina a milênios. Fica claro que a gratidão exercitada dia-a-dia produz efeitos reais e potentes no âmbito físico, mental e espiritual.
A gratidão é uma atitude de reconhecimento em relação a algo que nos trouxe benefícios. O ato de agradecer nos permite tirar o foco dos aspectos negativos e dos sentimentos ruins frente ao que nos acontece, direcionando a atenção para as emoções positivas e para o que a vida nos deu de bom.
“A gratidão é o único tesouro dos humildes”
William Shakespeare.
A palavra “gratidão” tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça. Estudiosos da neurociência já demonstraram que a gratidão tem o poder de transformar o nosso cérebro e com isso influenciar fortemente nossas vidas.
Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão experimentam mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade. E, ainda, aqueles que recebem demonstrações de gratidão, sentem-se reconhecidos e incentivados a cumprir seus propósitos de forma excelente*.
O site Psycology Today escreveu uma matéria mostrando 07 benefícios de ser uma pessoa grata, que estão resumidos abaixo:
01 - Gratidão abre portas para novos relacionamentos;
02 - Gratidão melhora a saúde física;
03 - Gratidão melhora a saúde mental;
04 - Gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade;
05 - Gratidão melhora o sono;
06 - Gratidão melhora a autoestima;
07 - Gratidão aumenta o equilíbrio mental.
O fato é que a gratidão amplia nosso entendimento. Tira o foco do nosso umbigo e retira-nos da posição de “sentir pena de nós mesmos”. Permite-nos olhar para o que temos e não para o que não temos, fazendo-nos aproveitar melhor os processos da vida.
Quando reconhecemos que o que nos acontece vem para ensinar, fica difícil não nos sentirmos gratos. Eu já vivenciei diversos momentos como este: “passava raiva” quando não entendia muito bem o que estava acontecendo e depois de um tempo era obrigada a ser grata por aquilo e aqueles que me levaram a um novo e excelente momento de vida. Consciente de que nada teria acontecido se eu não tivesse passado por aquelas situações tão desagradáveis. Isso já aconteceu com você?
Não deixe a gratidão ficar somente na teoria. Treinar-se (sim, exige treino!) para se concentrar na gratidão é relativamente fácil. Um método é manter um diário de gratidão. Outro é praticar o icônico exercício das "três coisas boas". Nesse exercício, todas as noites durante uma semana você anota ou pensa em três coisas boas que aconteceram naquele dia, juntamente com o seu melhor palpite sobre o porquê delas terem acontecido. E, pra mim, o mais interessante de todos: pratique "contando suas bênçãos" à medida que elas ocorrerem. Contagie pessoas com um coração agradecido.
Faça isso e depois me conte os resultados. Com o coração cheio de gratidão.
*Fonte: Revista Exame, 08/05/2019.

Tags: