Morte
A palavra morte, de acordo com o dicionário, significa o cessar da vida de um organismo e/ou o fim da sua existência em definitivo. Já a compreensão Bíblica entende-a de forma muito mais ampla, pois afirma que a morte do corpo é apenas uma parte desse processo.
Independente de como compreendemos a morte, é necessário reconhecer que ela sempre causará dor e saudade, pois mesmo sendo momentânea, diz respeito a uma separação. Portanto, muitas pessoas em meio a dor da partida de um ente querido, acabam questionando-se e culpando a Deus. Porém, é necessário compreender que a morte nunca foi um projeto de Deus para nós.
Em Sua criação fomos formados perfeitos, sem dor, fraquezas, ou tristezas. Mas a desobediência e o desejo do ser humano de encontrar um caminho sem Deus o afastou Dele e, como consequência, o homem passou a morrer, como nos diz Romanos 6.23 “Pois o salário do pecado é a morte...”
A morte sempre é dolorosa, porém é preciso entender que Deus não é o culpado por isso, mas sim o desejo do ser humano de viver uma vida sem Ele. No entanto, nosso Pai eterno nos ama mesmo em meio a nossa desobediência e nos propôs uma esperança.
Deus afirmou que todo aquele que se voltar para Ele não morrerá eternamente. Ou seja, a morte não será o fim da existência, mas apenas um descanso até a ressurreição para uma vida eterna.
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14.6
Dessa forma, Jesus é o caminho para que possamos restaurar a nossa caminhada com Deus. Se o salário do pecado é a morte eterna, Ele recebeu nosso salário e nos ofereceu o seu lugar de filho para que pudéssemos ocupá-lo.
Nossa esperança está em saber que a morte, para aqueles que encontram a Jesus, traz apenas uma dor momentânea que é consolada quando entendemos que estamos voltando para casa, apenas aguardando para nos reencontrarmos com aqueles que partiram em Cristo.
Nosso corpo terreno é passageiro e limitado. Frente a isso, onde está a nossa esperança? Na mensagem de Cristo! Não gaste sua vida buscando por aquilo cuja morte terrena põe um ponto final, mas sim pelo que realmente terá valor na eternidade.

Tags: